Santarém vai instalar mais quatro postos de abastecimento elétrico

17 Julho 2024, 17:45 Não Por André Azevedo

No âmbito do projeto “Ruas Elétricas” da Rede de Mobilidade Elétrica (MOBI.E), o Município de Santarém vai contar com mais quatro (4) postos de carregamento de veículos elétricos, com a potência de 2×22 kVA por posto, na Rua Dr. Rui da Silva Leitão em São Domingos. Um investimento que reforça a aposta na mobilidade elétrica, através da parceria com a MOBI.E, que já conta com vários postos de abastecimento em Santarém, com destaque para o posto de carregamento ultrarrápido de veículos elétricos (PCUR), junto ao Complexo Aquático de Santarém.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), afirmou que “o Município faz parte de um conjunto de municípios que foram selecionados pela entidade pública MOBI.E. Temos a nossa candidatura aprovada e estamos a falar num projeto global orçado em 1,5 milhões de euros, a nível nacional. Concorremos ao projeto, com a proposta de uma rua em São Domingos, para a instalação de quatro postos de carregamento elétrico. Damos assim, um contributo importante para a promoção da mobilidade sustentável. Mas deixamos claro, que fica muito aquém dos nossos objetivos, para esta área em concreto. Hoje os territórios também se diferenciam com este tipo de resposta e já está feito um levantamento, onde devem e podem ser instalados novos postos de abastecimento na nossa cidade, como noutras Freguesias fora da área urbana”, referiu.

O Vice-Presidente da CMS sublinhou que “os territórios também são procurados por este tipo de oferta. Queremos dar o salto ainda maior do que já demos no passado, onde fomos pioneiros na instalação de postos de carregamento elétrico”, destacando que a aposta na expansão da rede de postos de carregamento elétrico no Concelho é para ter continuidade, alinhada com a estratégia de promoção da mobilidade elétrica em Santarém.

O objetivo do Município é a descarbonização, rumo a uma economia de baixo carbono, designadamente através da promoção de uma mobilidade sustentável, baseada na utilização de transportes com baixo impacto ambiental, e, como tal, a instalação e operação de postos de carregamento para veículos elétricos no território do concelho assume grande relevância.

De referir que, “quase três dezenas de municípios contactaram a MOBI.E, manifestando interesse em integrar o projeto “Ruas Elétricas”. Destes, 14 formalizaram já a candidatura, cujo prazo terminou a 30 de maio. A iniciativa, com um orçamento de 2 milhões de euros, visa instalar postos de carregamento para veículos elétricos de baixa potência (inferior a 7,4 kW) em zonas habitacionais sem parqueamento próprio, especialmente ruas onde predominam edifícios de habitação ou comerciais”.

Com o projeto “Ruas Elétricas”, a MOBI.E pretende “abrir uma nova frente de cobertura da rede, criando as condições experimentais de partida para dar ao crescente número de utilizadores de veículos elétricos soluções de carregamento na via pública, em zonas onde os espaços privados não são opção”, destacou Luís Barroso, Presidente da MOBI.E.

______
____________________