Santarém vai assinalar 25 de Abril a preparar cinquentenário

20 Março 2023, 13:39 Não Por João Dinis

Uma vasta programação sobre o mote “Abril todo o Ano”, que inclui espetáculos musicais, teatro, cinema, exposições, arruadas, apresentação de livros, mesas redondas, conferências e o projeto Abril’Arte em diversas freguesias do concelho, vai celebrar os 49 anos do 25 de Abril, na preparação daquilo que será o seu cinquentenário, em que Santarém será “uma das cidades em que vão existir grandes eventos”, como referiu Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém.

A apresentação da programação, este ano é dedicada a Teresa Rosário Lopes Moreira, companheira das Comemorações Populares do 25 de Abril em Santarém-Associação Cultural, recentemente falecida, decorreu na Porta de Armas, da ex-Escola Prática de Cavalaria e contou com a presença de autarcas, antigos militares e associações culturais da cidade, que se uniram para celebrar a liberdade conquistada em 1974.

As celebrações arrancam a 31 de março, com o concerto de Uxía e João Afonso, às 21.30 horas, no Teatro Sá da Bandeira, para celebrar os 11 anos do núcleo de Santarém da Associação José Afonso criada no dia 31 de março de 2012.

No dia de 1 abril, mais um concerto, desta vez com Vitorino, também no palco do Teatro Sá da Bandeira, às 21.30 horas, “neste espetáculo, Vitorino vai entoar músicas sobre o Alentejo, a liberdade, os poetas e os amigos”, refere a autarquia.

Tons de Abril, a 15 de abril e Tributo a Chico Buarque, no dia 22 são outros dos destaques da programação musical, onde um concerto com António Zambujo, pelas 21.30 horas do dia 24 de abril, no CNEMA é o momento alto.

O programa contempla também várias exposições. ‘Portugal em Autocolantes’ é uma das mostras em exposição a partir do dia 1 de abril, às 12.30 horas, no W. Shopping. A recolha foi efetuada em vida pelo Dr. Martins Leitão, um dos advogados mais antigos da cidade de Santarém agraciado com a Medalha de Honra da Ordem dos Advogados.

No mesmo dia (1 de abril), o Jardim da República recebe ‘Memórias de Abril’, por Marques Valentim, às 16 horas, seguindo-se às 18 horas, no Fórum Actor Mário Viegas (Centro Cultural Regional de Santarém), a inauguração da exposição de arquivo ‘Portugal em Autocolantes’. Além da exposição há uma mesa redonda e um tributo ao Dr. Martins Leitão. 

Entre os eventos para celebrar o 25 de Abril de 1974 estão também várias representações teatrais, apresentação de livros e conferências.

O dia 25 de abril vai ser marcado por um vasto leque de iniciativas. Entre as 10.30 e as 16.45 horas, ‘Há Festa no Jardim’, nomeadamente no Jardim da República, onde se vão juntar várias associações e agentes culturais para celebrar a liberdade. Além da ADDTremez & Phil ‘s Place Santarém, a ação conta com a Livraria Aqui Há Gato, o Conservatório de Música de Santarém, a Escola de Música da Sociedade Recreativa Operária, o Grupo Infantil de Dança Regional de Santarém, a Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS), Vaca Magra, o Veto Teatro Oficina, entre muitos outros.

E às 11 horas, ‘Bandas acordam a cidade’.  Em várias ruas da cidade e do centro histórico, a música vai entoar com as Bandas da Sociedade Filarmónica Alcanedense, Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical da Gansaria e ainda da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho.

Meia hora depois (11.30 horas), há ‘Cravos para Salgueiro Maia’, numa cerimónia no Jardim dos Cravos e às 13 horas, o tradicional almoço comemorativo do 25 de Abril, na ex-Escola Prática de Cavalaria.

À tarde, pelas 16.45 horas, realiza-se o desfile da liberdade ‘Marchar pelo Futuro’, com partida no Jardim da República e términus no Largo Pedro Álvares Cabral (junto à Igreja da Graça).  O desfile vai percorrer o Jardim da Liberdade, o Largo Cândido dos Reis, a Avenida General Marquês Sá da Bandeira, o Jardim dos Cravos, a Praceta Pedro Escuro, a Rua Pedro Santarém, o Largo Cândido dos Reis, a Rua João Afonso, a Rua 1.º de Dezembro, o Terreirinho das Flores e a Rua Vila de Belmonte.

O programa do dia 25 de abril culmina com o tradicional encontro de coros, às 17.30 horas, na Igreja da Graça. O evento conta com o Coral David de Sousa da Figueira da Foz, o Coro do Metropolitano de Lisboa, o Coro Voces Graves de Vigo (Galiza) e o Coro do Círculo Cultural Scalabitano de Santarém.

Da programação comemorativa do 25 de Abril em Santarém, que decorre até 6 de maio,  fazem ainda parte a ‘Arruada de Abril’, no dia 1 de abril, a partir das 10.30 horas,  pelas ruas do centro histórico com a Associação Cultural Cantar Nosso e Jogos Tradicionais, evocação a Teresa Rosário Lopes Moreira, na sexta-feira, 14 de abril, às 18 horas, na sede do Jornal Correio do Ribatejo, homenagem aos companheiros da Comissão, no dia 23 de abril, às 10.30 horas, no Cemitério de Santarém e uma homenagem a Diamantino Faustino, no dia 6 de maio, às 18.30 horas, na Sociedade Recreativa Operária.


Ricardo Gonçalves, Presidente do Município de Santarém anunciou ainda ao NS que “vamos apresentar no final deste ano as comemorações (do cinquentenário), que terão eventos fantásticos e vai trazer muita gente a Santarém”, com o objetivo de “trazer à memória aquilo que nos levou a lutar pela liberdade, numa altura em que no mundo há ainda tantos problemas relacionados com a liberdade, tantas restrições à liberdade”, para que “o exemplo de Portugal e o 25 Abril possa florescer por outros países.”

________________

_____________________

_____________________