Santarém prepara projeto para requalificar mobilidade e acessibilidade no Bairro de São Domingos
14 Outubro 2024, 16:43O Município de Santarém está a desenvolver um projeto de requalificação urbana, no sentido de melhorar a acessibilidade e a mobilidade no Bairro de São Domingos. O projeto foi apresentado na reunião do executivo de segunda-feira, 14 de outubro.
A área de intervenção espalha-se por mais de 87 mil e 200 metros quadrados onde serão requalificados os percursos pedonais de modo a formarem um “sistema homogéneo, inclusivo e articulado, criando uma nova valorização e revitalização do bairro”.
Segundo o presidente da Câmara, João Leite, a obra é de máxima importância, uma vez que é necessária para que o município possa atribuir licenças de construção a promotores que já apresentaram projetos para a construção de fogos habitacionais em vários loteamentos.
O projeto vai-se dividir em duas fases, com a primeira a necessitar apenas de um parecer vinculativo que deve estar pronto para lançar concurso até final do ano e a intervenção deve ser iniciada durante o primeiro semestre de 2025. Nesta fase serão concluídas algumas áreas de trabalhos inacabadas como pavimentos vários e pedonais, arborização, escadas de acesso, guardas de proteção e corrimões novos que estão em falta. Serão ainda delimitadas com vedações as zonas que serão alvo de intervenção posterior que ficam a cargo dos futuros proprietários dos lotes.
A segunda fase está ainda em estudo prévio mas o lançamento do concurso para a empreitada deve ser feito durante o primeiro semestre de 2025, quando já decorrer as obras da primeira fase. Esta fase tem como objetivo requalificar e beneficiar a circulação pedonal no troço da avenida Nossa Senhora de Fátima, na rua D. Nuno Álvares Pereira, na rua D. Nuno Álvares Pereira, na rua Comendador Ladislau Teles Botas e no troço da avenida Marquês de Pombal. Está também prevista a pavimentação dos loteamentos, a implementação de passagens de peões e passagens elevadas.