Santarém ganha mural de 30 metros a apelar à paz e solidariedade com refugiados

22 Novembro 2023, 14:30 Não Por André Azevedo

A mais recente obra de arte de Santarém, um mural da artista plástica Inês Favila, foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 22 de Novembro, junto à rotunda Madre Luísa Andaluz, no Sacapeito.

No mural estão representados vários povos, sob o mote “O rio da solidariedade deságua na paz entre os povos” que dá título à obra. Ao NS a artista diz que a frase lhe surgiu durante uma oração a Deus. O mural, com cerca de 30 metros, é, nas palavras de Inês Favila, um apelo à solidariedade entre os povos, numa altura em que a cidade de Santarém tem recebido centenas de refugiados.

“Articula duas realidades: a solidariedade que devemos ter com os refugiados que chegam e como isso promove a paz futura entre os povos. Se houver um espírito de colaboração, depois, quando há um choque cultural, consegue-se lidar de forma diferente e promovemos a paz entre nós”, elaborou a artista plástica, acrescentando que é uma tentativa de educar as pessoas para não temerem a diferença.

Inês Favila começou o trabalho durante a última semana de Agosto deste ano, cerca de 12 meses após apresentar o projecto à Câmara de Santarém. Conta que enquanto esteve a elaborar a obra de arte foram várias as pessoas que a abordaram, questionando o que estava a fazer e chegando mesmo a ajudar, o que a fez sentir que o projecto pertence a todos os escalabitanos. A autora contou ainda com a ajuda de vários cidadãos refugiados e da própria família.

Inês Favila, 49 anos, mudou-se há cerca de duas décadas para Santarém. Estudou Desenho e completou a Fase Avançada do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa. Conta com várias exposições em galerias no Porto e em Lisboa. Estreou-se na cidade de Santarém com uma exposição no Fórum Mário Viegas em 2021.

_________________

____________________