Santarém: Executivo assinalou Dia Mundial da Árvore com plantação no Jardim de São Bento

22 Março 2023, 8:52 Não Por Redacção

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Nuno Russo e Diogo Gomes, Vereadores da CMS assinalaram esta terça-feira, 21 de março, o Dia Mundial da Árvore, com a plantação de seis árvores da espécie olaia (Cercis siliquastrum), no Jardim de São Bento.

 As árvores vão substituir os exemplares abatidos recentemente, no local, devido ao seu mau estado fitossanitário. 

Ricardo Gonçalves afirmou que “pretendemos desta forma, melhorar a qualidade e sustentabilidade dos espaços urbanos em várias valências, tirando partido dos benefícios das árvores em meio urbano, em termos paisagísticos, culturais, sociais e ecológicos. Para além de potenciarmos, através desta estrutura arbórea, a melhoria das condições microclimáticas e ecológicas, tornando os espaços mais convidativos à vivência urbana”.

De referir que, a espécie olaia (Cercis siliquastrum) se adapta bem às condições edafoclimáticas da Cidade, com a particularidade da floração cor-de-rosa se dar na altura do feriado Municipal.

A aposta na arborização é fundamental para amenizar o microclima e os efeitos das ondas de calor. As árvores, para além de servirem de suporte para a biodiversidade, contribuem para o arrefecimento da temperatura e para a diminuição da luminosidade e do ruído. 

________________

_____________________

_____________________