Santarém assinalou aniversário da Batalha de La Lys

10 Abril 2024, 19:49 Não Por Redacção

O Município de Santarém assinalou esta terceira-feira, o 106º aniversário da Batalha de La Lys, em cerimónia realizada junto ao monumento do Soldado Desconhecido no Jardim Portas do Sol, numa iniciativa organizada pela Liga dos Combatentes – Núcleo de Santarém.

 Nuno Domingos, Vereador da Câmara Municipal de Santarém, destacou “a importância de lembrar os nossos heróis e de lhes prestar justa homenagem. A Batalha de La Lys foi o sacrifício supremo dos militares portugueses, aguentando a defesa de uma posição face a um exército alemão, cinco vezes superior em número e em equipamento”.

Na presença de Diamantino Duarte, Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Carlos Pombo, Presidente da Liga dos Combatentes – Núcleo de Santarém, entidades militares e religiosas, diversos membros e associados da Liga de Combatentes e vários familiares, Nuno Domingos referiu ainda “quais as razões que levaram Portugal na altura completamente impreparado, a entrar na guerra, nomeadamente, a necessidade de reconhecimento internacional da jovem República Portuguesa. Entrar na guerra significou implicitamente esse reconhecimento da soberania nacional, mas teve como consequência os enormes sacrifícios dos nossos soldados”. 

A Batalha de La Lys marcou negativamente a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial, onde os exércitos alemães infligiram uma pesada derrota às tropas portuguesas, constituindo o maior desastre militar português depois da batalha de Alcácer-Quibir, em 1578.

________________

_____________________

_____________________