Santarém: Apresentado investimento de 23 Milhões de euros na área dos insetos

14 Fevereiro 2023, 22:24 Não Por Redacção

Foi esta terça-feira apresentada em Santarém a “Agenda Mobilizadora InsectERA – #Construir o Futuro”, que contempla um investimento total de 23 milhões de euros na industrialização e comercialização de inovadores produtos com base em insetos, tanto na área alimentar (alimentação animal e humana), como na de outras indústrias (cosmética ou bioplásticos) ou no inovador setor da biorremediação.

Segundo foi apresentado a Agenda Mobilizadora abrange todo o ciclo de inovação, desde I&D até ao fabrico e comercialização dos produtos no mercado, apoiando-se na produção tecnologicamente avançada. Representa um conjunto de projetos e iniciativas empresariais que visam fomentar a economia circular e alavancar o desenvolvimento de novos produtos, serviços e soluções com elevado valor acrescentado.

Entre os objetivos gerais da Agenda estão a criação três novas fábricas de produção de produtos derivados de insetos, a criação de uma fábrica de produção de quitosano e de um centro logístico, onde se prevê gerar 150 novos postos de trabalho.  Estão também contemplados investimentos com obras de construção ou adaptação, aquisição de equipamentos produtivos, de processamento e de biodigestão, equipamentos de laboratório de controlo de qualidade, embalamento e instalação de painéis solares. Com este programa de investimento prevê-se atingir a industrialização de, pelo menos, 100 novos produtos, processos e serviços à base de insetos para o mercado.

Presentes na apresentação estiveram Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), João Teixeira Leite, Vice-presidente da CMS, Nuno Russo, Vereador da CMS com o Pelouro da Agricultura e Proteção Ambiental, e Raúl Violante, Presidente da Junta de Freguesia de Pernes e Daniel Murta, CEO da EntoGreen, empresa que lidera os investimentos no concelho de Santarém.

O Presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves afirmou que “na Agenda Mobilizadora estamos a antecipar o Futuro. É um investimento importante para Santarém. Estamos aqui hoje para tomarmos decisões para sermos diferenciadores, não só a nível europeu, como a nível mundial. Para nós é um honra que este evento decorra em Santarém”

No que toca ao investimento da Entogreen em Pernes, o Presidente da CMS afirmou para além dos 10 hectares da Zona de Desenvolvimento Económico (ZDE) de Pernes, o Municipio já está a desenrolar esforços para adquirir mais 30 ou 40 hectares. para atrair mais parceiros para a Agenda Mobilizadora InsectERA. Sabemos aquilo que é pedido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Apesar da burocracia ser grande, podem contar connosco”. Para terminar, Ricardo Gonçalves afirmou que “todos saímos daqui hoje com a responsabilidade de transformar o cluster do inseto como um investimento Nacional. A DEZ de Pernes será dedicada completamente à economia circular e esperamos que seja uma ideia replicada”.

Na sua intervenção, Daniel Murta afirmou que a “Agenda InsectERA traz soluções alimentares/nutricionais alternativas que vão dar resposta às novas necessidades do setor, como o aumento da população mundial, as alterações climáticas e o desperdício alimentar. Assim, contribui para a transação verde em direção à sustentabilidade ambiental, baseada numa economia circular”.

Nesta apresentação foram também apresentados os eixos da Agenda, que vão desde a utilização de insetos na alimentação humana e animal, a cosmética ou a eliminação de pragas e resíduos.

Definidos com base nas necessidades de mercado identificadas, a Agenda está estruturada em quatro eixos principais de atuação com objetivos definidos. O eixo InFood, com uma meta mínima de 15 novas linhas de produtos para alimentação humana com base em insetos. O eixo InFeed, com o objetivo mínimo de criar 8 novas linhas de produtos (rações) para alimentação animal. O eixo InIndustry que tem como meta o desenvolvimento e industrialização de quatro novas matérias-primas (quitosano, óleo de inseto, ácido láurico e extratos naturais de insetos). E o eixo InBiorremediation que tem como meta o investimento em I&D e criação de um centro de investigação em biorremediação na Estação Zootécnica Nacional (INIAV).

________________

_____________________

_____________________