Salvaterra: Março é Mês da Enguia que regressa com Feira de Artesanato

15 Fevereiro 2023, 18:35 Não Por João Dinis

Salvaterra de Magos celebrará de 1 de Março a 2 de Abril, o seu Mês da Enguia, na vigésima sétima edição do certame, que fica marcada pelo regresso da Feira Nacional de Artesanato, que decorrerá durante os cinco fins-de-semana no Pavilhão do Inatel.

A apresentação do certame gastronómico, decorreu esta quarta-feira, com o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, a anunciar que em 2023 serão 17 os restaurantes aderentes ao mês dedicado à “Rainha do Tejo”, numa clara aposta da autarquia em conquistar pelo estômago os turistas para o concelho.

O autarca deu ainda ênfase ao regresso da Feira Nacional de Artesanato, no Pavilhão do Inatel, que conta com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional, onde além das exposições, mostras e vendas de artesanato terão também lugar os espetáculos culturais e artísticos de onde se destacam os nomes de Jorge Guerreiro, Filipe Delgado, Rosinha e Miguel Azevedo, bem como santd-up comedy com Hugo Sousa.

Hélder Esménio destacou ainda o papel das associações do concelho no que tem sido o sucesso do Mês da Enguia, e que este ano continuam a dinamizar uma série de iniciativas que engrandece o programa, e são transversais a todas as freguesias do concelho.

Referência também para as exposições que vão ser levadas a cabo durante o mês de Março em Salvaterra de Magos, nomeadamente “Falcoaria, a minha arte e a minha terra”, na Galeria da Falcoaria Real; “Profissões d’Antigamente… Os Marítimos”, na Biblioteca Municipal; “Agrupamento 698 – 40 anos de escutismo em Marinhais”, no Mercado de Cultura de Marinhais e a continuidade da exposição “Lenços de Namorados” no Espaço Jackson.

A restauração do concelho promete apresentar os tradicionais pratos confecionados com as enguias que este ano dizem existir em boa quantidade e qualidade, bem como as receitas mais inovadoras.

____________________

____________________