Ricardo Gonçalves deixa Santarém com “alicerces para ser um dos concelhos mais desenvolvidos do país nas próximas duas décadas”

31 Agosto 2024, 10:19 Não Por Lusa

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, anunciou hoje a suspensão do seu mandato para assumir a presidência do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

A decisão foi comunicada durante a reunião do executivo municipal, após o autarca social-democrata ter recebido um convite formal do IPDJ para ocupar o cargo de presidente.

Com a suspensão de Ricardo Gonçalves, o vice-presidente da Câmara, João Teixeira Leite, será o responsável por assumir a presidência da autarquia.

O autarca, eleito em 2013 para a Câmara de Santarém, disse que vai começar a exercer as novas funções no dia 09 de setembro.

À Lusa, Ricardo Gonçalves fez um balanço positivo dos seus mandatos, referindo que Santarém está num bom caminho para de tornar, nas próximas duas décadas, num dos concelhos mais desenvolvidos do país.

“Santarém tem hoje a dívida e os impostos mais baixos de sempre. Para além disso, temos um empréstimo de 12 milhões de euros para a construção de infraestruturas desportivas e empresariais. Temos grandes investimentos na habitação pública, temos mais de 16 milhões de euros delegados nas nossas juntas de freguesias, temos ainda a construção de uma academia de futebol (…) Hoje Santarém tem os alicerces para ser um dos concelhos mais desenvolvidos do país nas próximas duas décadas”.

O autarca decidiu assumir a presidência do IPDJ por se tratar de um desafio “muito apelativo”, referindo que tem como objetivo mobilizar mais recursos para a área do desporto.

“Os apoios para a área do desporto são muito reduzidos (…). O estado coloca hoje pouco dinheiro no desporto. A cultura, por exemplo, reivindica uma percentagem do Orçamento do Estado. Nós, no desporto, temos de começar a fazer o mesmo (…) Em Portugal, o dinheiro investido no desporto é quase um terço da média da União Europeia. Temos de olhar para o desporto de outra maneira”, referiu.

O novo presidente da IPDJ disse ainda que tem como objetivos aumentar a prática desportiva e criar “um novo ‘lobby’ do desporto no país, apontando “que Portugal é “um dos países com menos prática desportiva” na OCDE.

Ricardo Gonçalves foi eleito vereador da Câmara Municipal de Santarém em 2006 e, em 2013, assumiu a Presidência da Câmara Municipal de Santarém.

______
____________________