Ribatejo prepara-se para se consolidar como o “novo destino turístico de Portugal” em 2025

27 Janeiro 2025, 8:30 Não Por João Dinis

O Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), José Manuel Santos, acredita que este ano será o “ano de afirmação” do Ribatejo para o Turismo de Portugal, confirmando o território da Lezíria do Tejo como o “novo destino turístico de Portugal”.
Convidado pelo NS para antecipar um pouco aquilo que será o ano turístico do Ribatejo, em especial da Lezíria do Tejo, José Manuel Santos começa por enaltecer o facto de o Ribatejo ser, a par do Alentejo, “o destino convidado da Bolsa de Turismo de Lisboa, agora rebatizada como Better Tourism Lisbon”. “Vamos ter o Ribatejo, a par do Alentejo, como destino convidado, um investimento que estamos a fazer, com uma preocupação também de refrescar a própria imagem do Ribatejo no stand, na linha daquilo que têm sido as nossas últimas campanhas de marketing operacional da promoção do Ribatejo”, no que o responsável considera ser “um grande momento de afirmação, até porque vamos, por força de sermos destino convidado, ter a capacidade de projetar melhor os dois destinos”.

José Manuel Santos anuncia também que “no final do mês de abril, vamos ter uma grande semana de promoção do Ribatejo em Lisboa, com uma iniciativa que vai ter várias atividades e iniciativas ligadas ao público para promover os eventos e as manifestações que vão ter lugar no Ribatejo durante 2025”, que contemplará “uma componente muito importante, também B2C, em que vamos pôr em contacto a oferta turística dos 11 concelhos da Lezíria com DMC, operadores que estão sediados na zona de Lisboa e não só, mas principalmente na zona de Lisboa, havendo também um espaço de networking e de conexão entre autarcas, investidores e influenciadores”.

O ano contará também com várias iniciativas que são transversais ao Alentejo e ao Ribatejo. “Vamos continuar a trabalhar a ativação do Cycling com os Centros Cycling de Chamusca e de Coruche”.

A 21 de fevereiro arranca “o Alentejo e Ribatejo Food Love Fest, um festival gastronómico em que vamos procurar este ano dar maior espaço de afirmação à restauração do Ribatejo”, anuncia o Presidente da ERTAR.

“Vamos ter eventos gastronómicos internacionais na região, mais concretamente em Santarém, que nos vão possibilitar fazer uma divulgação da zona junto do mercado de Espanha”, acrescenta José Manuel Santos, que nos diz depois que a ERTAR tem preparado “um grande plano de promoção para o mercado transfronteiriço, em que o Ribatejo vai ter uma força muito importante”.

Este será “um ano de muito trabalho”, em que a Entidade Regional de Turismo irá “consolidar algumas ações que estavam planeadas para 2024, mas que não foram possíveis de executar porque só agora começamos a ter também algumas candidaturas a fundos europeus aprovadas”.

“Eu creio que 2025 vai ser um ano de consolidação do trabalho de promoção do Ribatejo”, continuando o Turismo “a apoiar os principais eventos como apoiámos já em 2023 e 2024, como a Feira Nacional do Cavalo, na Golegã, e o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém”.

“Estamos também a preparar um guia de percurso, um guia de viagens para os concelhos do Ribatejo, em que vamos procurar integrar e sistematizar a oferta dos 11 concelhos, no sentido de criarmos roteiros que, de certa forma, possibilitem ao turista ter uma estadia mais longa, mais integrada no território”, anuncia José Manuel Santos.

Nos últimos meses, os concelhos da Lezíria do Tejo têm sido muito procurados, sobretudo por grandes eventos e marcas para realizarem os seus eventos, algo que José Manuel Santos considera uma consequência do trabalho desenvolvido. “Nós temos procurado no nosso marketing apresentar o Ribatejo como um novo destino turístico de Portugal”, pois “Portugal tem um conjunto de regiões turísticas mais maduras, mais conhecidas”, “o próprio Alentejo tem obviamente uma longevidade turística superior à do Ribatejo”, pelo que “estamos a procurar que os turistas, que hoje estão ávidos por novas histórias, por conhecer novos lugares e novas experiências, possam conhecer o Ribatejo”.

O Presidente da ERTAR exemplifica com “o nosso Festival de Turismo Literário”, onde se apercebeu “que na Azinhaga, numa sessão que nós fizemos, trouxemos 60 pessoas de Lisboa para assistir a uma iniciativa no âmbito do Festival do Turismo Literário; há uma preferência do mercado por destinos com identidade, com autenticidade, com sustentabilidade”, algo que se encaixa perfeitamente nas características do produto turístico da Lezíria do Tejo, com um Turismo “ligado à sustentabilidade”, pois “tem excelentes percursos pedestres, tem excelentes percursos de cycling, tem bons equipamentos ligados à natureza, tem uma reserva da Biosfera classificada pela UNESCO — Reserva Natural do Paul do Boquilobo, no concelho da Golegã”.

“Acredito que o Ribatejo gradualmente vai afirmar-se como o tal novo destino turístico de Portugal, que é esse, de certa forma, um statement que estamos a tentar colocar no mindset dos turistas portugueses”, salienta.

A Bolsa de Turismo de Lisboa — Better Tourism Lisbon (BTL) será a grande montra do Ribatejo, sobretudo porque ser “o destino convidado confere maior responsabilidade”.

Segundo José Manuel Santos, a ERTAR está a trabalhar no campo da comunicação para “dar um destaque equivalente às duas regiões”, havendo “várias iniciativas que estamos neste momento a preparar”. “Temos a possibilidade de apresentar a 250 operadores turísticos internacionais, num jantar específico, a oferta do Alentejo e do Ribatejo, e podermos, enfim, exibir os nossos produtos, e os vinhos do Tejo vão ter nessa iniciativa um papel muito relevante”.

Depois, existirá também “uma parceria com uma rádio nacional bastante conhecida que vai transmitir diretamente a partir da FIL e que vai estar, diríamos entre aspas, ao nosso serviço”, onde serão colocados vários conteúdos promocionais das duas regiões turísticas.

“Podemos de facto criar ali conteúdos e momentos especiais que vão ser captados pela comunicação social”, salienta, concluindo ao anunciar que, nas semanas antes do certame, será realizada uma grande campanha promocional em Lisboa, com o objetivo de atrair visitantes para o certame, em especial para o stand do Ribatejo e Alentejo.

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