Restaurantes de Santarém integram projeto de recolha de biorresíduos

15 Janeiro 2024, 12:33 Não Por Redacção

Vários restaurantes da cidade de Santarém estão desde o passado dia 11 da janeiro a integrar um projeto piloto de recolha seletiva de biorresíduos, que serão utilizados através de um ensaio técnico-científico do eixo InBiorremediation da Agenda Mobilizadora INSECTERA, eixo liderado pela Estação Zootecnia Nacional-INIAV.

“Os biorresíduos fazem parte do nosso dia-a-dia, quando deitamos fora os restos da preparação dos alimentos e os restos de comida. Compõem, em média, 65% do nosso contentor de casa no concelho de Santarém, sendo essa percentagem superior nos restaurantes e por isso, as entidades parceiras, vão realizar um Ensaio com fins técnico-científicos, com o tema da validação da segurança dos produtos derivados obtidos quando são utilizados resíduos alimentares de cozinhas a ser o foco central, pois  para aferir a potencialidade de utilização dos biorresíduos domésticos num novo setor bioindustrial é essencial validar o seu potencial de valorização e segurança”, refere o Município de Santarém.

“Queremos um concelho mais Sustentável com aposta na circularidade dos resíduos, produzindo valor no Território e a componente de inovação do projeto poderá alavancar uma solução de tratamento com valorização de resíduos em produtos e fechar o ciclo de restos orgânicos recolhidos seletivamente”, acrescentam.

O Município de Santarém tem nos últimos meses aumentado a aposta na recolha de resíduos para um setor de circularidade de materiais.

De acordo com a autarquia, a metodologia do projeto baseou-se na proximidade e na auscultação das partes interessadas, às quais, com a adesão ao projeto piloto de valorização de biorresíduos, é cedido ao restaurante durante o período de Ensaio, um contentor castanho de 120 litros para a deposição seletiva de biorresíduos, ou seja, residuos alimentares identificados na tampa do contentor.

________________

_____________________

_____________________