Resolução do problema das acessibilidades na Chamusca é “uma questão de respeito pela população”
14 Maio 2023, 18:11O presidente da Câmara, Paulo Queimado, aproveitou a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na inauguração das Festas da Ascensão para relembrar a luta por melhores condições de acessibilidade ao concelho da Chamusca, que diz serem um factor muito condicionante naquilo que é a competitividade com os territórios vizinhos para a atratividade de empresas e investimento externo. Há muito que é reclamado um acesso à autoestrada no concelho, bem como a resolução do constante problema do trânsito que se acumula na ponte da Chamusca. “Sempre que tentamos captar novo investimento para o concelho a pergunta é sempre para quando a nova estrada, e a resposta é sempre a mesma: não sei”, vincou Paulo Queimado.
Em declarações ao NS, Paulo Queimado deixou a garantia que vão continuar a chamar a atenção para este problema junto do Ministério das Infraestruturas e também do Ministério do Ambiente que “terá uma palavra a dizer por causa do Ecoparque do Relvão”.
Já Ana Abrunhosa garantiu, mais uma vez, que não vai baixar os braços para não deixar cair o assunto no esquecimento, mesmo que não seja um projecto da sua área de competência. A governante definiu como primeiro passo a estruturação de um projecto, já que “só assim podemos encontrar financiamentos para avançar”, explicou.“Não se pode arrastar isto por muito mais tempo, é uma questão de respeito pela população”, vincou Ana Abrunhosa, que garantiu que já nos tempos em que liderava a CCDR Centro tomava como prioridade a criação da ligação entre Almeirim e Vila Nova da Barquinha (via A13), que resolveria os problemas de acessibilidade na Chamusca, mas que continua por integrar a agenda do Governo Central. A governante afirma que é um projecto “sem cor política” e que não é uma reinvidicação exclusiva dos autarcas da região, mas também da população, que já fez chegar uma reivindicação à atenção de Ana Abrunhosa, através da Comissão de Utentes.
“Dessassoguem-nos” foi o conselho que Ana Abrunhosa deixou aos autarcas e à população, referindo-se ao Governo Central. A ministra relembrou ainda que este não é um projecto que diz respeito apenas ao município da Chamusca, mas a todos os que se encontram na extensão de território entre Almeirim e Vila Nova da Barquinha.
Por: André Azevedo