Relatório preliminar sugere “substituição integral da ponte” da Escusa

26 Fevereiro 2023, 14:08 Não Por João Dinis

O relatório preliminar efetuado pela empresa Edgar Cardoso, Laboratório de Estruturas à ponte da Escusa, após uma primeira inspeção, realizada na última semana aponta para a “substituição integral da ponte”, depois de terem sido detetadas diversas fragilidades na estrutura.

Se em 2021 o relatório efetuado pela mesma empresa detetou fragilidades que levaram as autoridades a reduzir para 3.5 toneladas o peso máximo na passagem, após as chuvas de Dezembro último as condições de segurança degradaram-se de forma significativa, havendo mesmo danos nas fundações, degradação e deslocação do tabuleiro da ponte e escavações recorrentes.

A agravar a situação está também a praga de jacintos de água, que tem feito uma enorme pressão sobre o tabuleiro e os pilares da travessia.

Esta sexta-feira, a Assembleia Municipal de Coruche, por proposta do grupo municipal da CDU, aprovou a criação de um Grupo de Trabalho para acompanhar a situação da Ponte da Escusa, que desde Dezembro deixa quase isolada a população da localidade da freguesia do Couço.

O Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, referiu que tem estando em conversações com a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia com o objetivo de encontrar uma solução para a reparação da ponte, afirmando mesmo que “em ultima instancia a Câmara Municipal constrói uma nova ponte”, mas alertou que “isso importa que novas oportunidades e investimentos para o concelho possam ser perdidas”, uma vez que terá que abdicar de fundos afetos a outras áreas para construir a ponte, quando “a responsabilidade da ponte é do Município, mas também da Associação de Regantes e da Tutela (Governo)”.

Recorde-se que no último mês o Município e a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia têm tentando chegar a um consenso relativamente à posse e responsabilidade sobre as várias travessias “agrícolas” do Vale do Sorraia.

________________

_____________________

_____________________