Região recebe 58.8 Milhões de euros para novas competências municipais

2 Janeiro 2024, 11:29 Não Por João Dinis

O Orçamento de Estado para este ano contempla a região com um total de 58.8 Milhões de euros para as novas competências municipais, que englobam as áreas da Saúde, Educação e Ação Social.

A maior fatia das transferências de dinheiro para os municípios vai para a edução, com 47.8 milhões de euros, seguida da área da saúde, com 7.3 milhões e a ação social com 3.6 milhões de euros.

Os Municípios de Vila Franca de Xira e Santarém são os que levam a maior fatia dos 58.8 milhões de euros do Orçamento de Estado que vão chegar à Lezíria do Tejo, com 17 e 11 milhões respetivamente.

Santarém é mesmo, na Lezíria do Tejo, o único município a receber também uma verba para as competências da Cultura, pouco mais de 11.400 euros.

Almeirim, Benavente e Cartaxo vão receber verbas superiores a 4 milhões de euros, ao passo que Golegã e Mora não chegam a receber 1 milhão de euros.

Saliente-se ainda que muitas autarquias foram “obrigadas” a receber as novas competências, temendo agora que os valores recebidos venham a ser escassos para as necessidades dos concelhos, sobretudo nas áreas da saúde e ação social.

As novas competências abrangem sobretudo a gestão dos espaços de saúde e escolares, mas não contemplam a contratação de médicos ou professores, facto que deixou descontentes muitos dos autarcas.

Conheça agora os valores recebidos por cada município:

____________________

____________________