Ranking das escolas gera desconforto na região

2 Julho 2020, 10:19 Não Por Redacção

O ranking das escolas, publicado no passado sábado pelo Ministério da Educação, gerou algum desconforto em algumas escolas da região, depois de aqui termos noticiado que a Escola Secundária de Salvaterra de Magos liderava o ranking no Vale do Sorraia.

O Director do Agrupamento de Escolas de Benavente, descontente com a situação, por no seu entendimento considerar que é a sua escola que lidera o ranking no Vale do Sorraia, não sendo essa a leitura que fizemos dos números divulgados pelo Ministério da Educação, sobretudo no ensino secundário, fez-nos chegar uma missiva, que publicamos em seguida na íntegra, ainda que tenhamos que deixar uma nota de redacção, uma vez que os rankings valem o que valem e são isso mesmo, números que cada um pode interpretar como desejar, pelo que mais importante que os lugares na classificação, consideramos ser o trabalho efectuado ao longo do ano, e sobre isso acreditamos que cada um dará o melhor de si.

Nota do Professor Mário Santos:

Muito se tem falado de Rankings das Escolas. A público veio a informação que o Agrupamento de Salvaterra de Magos lidera a região relativamente ao Ensino Secundário. Se tal é verdade consultando a SIC / Expresso, já não será se consultarmos a LUSA / Público / Observador. Para estes quem lidera a região relativamente ao Ensino Secundário é o Agrupamento de Escolas de Benavente

Na realidade, Benavente em 2016 encontrava-se em último lugar comparado com Salvaterra, Coruche e Vila Franca de Xira (escolas da região). Desde então, tem vindo a recuperar posições e neste último ranking correspondente aos resultados de 2019, está em primeiro / segundo lugar na região (consoante a fonte).

De referir que os Rankings são construídos tendo por base os dados estatísticos fornecidos pelo Ministério da Educação. O tratamento dos mesmos varia consoante a entidade que os analisa, e os resultados finais diferem. 

De qualquer dos modos, quanto à nossa Escola, esta tem vindo a subir posições anualmente (seja qual for a fonte), o que nos deixa muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido pelos alunos, pais e professores nestes últimos 3 anos. Quanto ao Ensino Profissional, relativamente a 2019, Benavente é a melhor escola (ranking) quando comparada com as Escolas Profissionais de Salvaterra e Coruche e ainda com o Agrupamento de Salvaterra de Magos, embora todas estas escolas apresentem Cursos Profissionais distintos.

Apesar de permitir-nos ter uma ideia sobre os resultados das escolas, saliento que os Rankings não avaliam os resultados sociais, nem as avaliações internas dos alunos, que têm um peso maior que as avaliações dos Exames Nacionais e que servem de base para a construção dos Rankings. Uma verdadeira avaliação das escolas resulta sobretudo da avaliação feita pela Inspeção da Educação, por que são avaliados vários domínios da vida das escolas.

Preocupa-me sobretudo a utilização da informação como bandeira, mesmo quando a informação varia consoante a fonte. Não será informação fidedigna, é apenas divulgar a informação que mais nos convém, quando convém. A fazer igual, também nós poderíamos “informar” que somos a Escola líder da região em todo o Ensino Secundário. Segundo a LUSA, o Público e o Observador, até somos!

________________

_____________________

_____________________