Quase 30 anos depois lançou-se a primeira pedra do novo quartel da GNR de Alpiarça
9 Outubro 2023, 20:35O posto territorial da Guarda Nacional Republicana que serve o concelho de Alpiarça esteve, cerca de 30 anos após os primeiros contactos entre autarquia e Ministério da Administração Interna (MAI), a primeira pedra assente por José Luís Carneiro, actual Ministro da Administração Interna (MAI), pela presidente da Câmara de Alpiarça, Sónia Sanfona e pelo segundo comandante Geral da GNR Paulo Silvério, na tarde desta segunda-feira, 9 de Outubro.
O novo aquartelamento sita na Rua Maestro Virgílio F. Venscelau, junto ao Agrupamento de Escolas José Relvas ou à Unidade de Saúde Familiar de Alpiarça, naquela que a presidente Sónia Sanfona considera uma “localização mais central e com maior visibilidade” que as antigas instalações, que se situa num edifício com poucas condições e em estado de degradação. “Estas novas instalações, modernas e com condições melhoradas vão dar a possibilidade de a GNR desempenhar ainda melhor as suas funções garantindo maior segurança e tranquilidade à população de Alpiarça”.
As novas instalações vão ser construídas num terreno cedido pelo município alpiarcense ao MAI, representando um investimento de 1,7 milhões de euros, suportados inteiramente pelo ministério. A obra prevê-se que esteja pronta no prazo de um ano.
Segundo a autarca alpiarcense referiu ao NS, estas novas instalações vão permitir a solicitação de um reforço de elementos policiais. “Até agora não tinha moralidade para pedir que viessem mais elementos para o posto que não tinha nem condições de privacidade, por exemplo, para as agentes femininas”, vincou Sónia Sanfona.
O processo para a construção do novo quartel da GNR de Alpiarça começou ainda na década de 1990, tendo sido alvo de vários avanços e recuos durante os cerca de 30 anos que esteve a marinar entre os vários executivos do munícipio e os vários governos que se formaram durante estas três décadas. “Deixa de ser uma miragem para para passar a ser uma realidade”, congratulou-se Sónia Sanfona.