PSD de Coruche celebra decisão do novo Aeroporto “Luís de Camões”

23 Maio 2024, 11:11 Não Por Redacção

A Assembleia de Militantes do PSD de Coruche, reunida em 18 de maio de 2024, deliberou por unanimidade congratular o Governo da República Portuguesa pela decisão de construir o novo Aeroporto “Luis de Camões” nos terrenos do Campo de Tiro de Alcochete, localizados maioritariamente no Concelho de Benavente e bem próximos do Concelho de Coruche.

Esta decisão, adiada ao longo de décadas e particularmente pelos governos do partido socialista nos últimos oito anos, foi cumprida pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro, que respeitou o compromisso assumido em campanha eleitoral de tomar uma decisão ponderada, rápida e baseada no Parecer da Comissão Técnica Independente.

Os militantes do PSD de Coruche e os autarcas social-democratas consideram que a localização aprovada pelo governo do PSD poderá impactar positivamente o desenvolvimento do Concelho de Coruche. Esta decisão é vista como uma oportunidade para inverter a tendência de perda acentuada da população, causada pela falta de políticas de fixação. Além disso, espera-se um forte impacto no desenvolvimento regional e na promoção da coesão territorial, sendo considerada a solução que melhor serve Portugal.

Os investimentos adicionais anunciados, incluindo o reforço da aposta na ferrovia com a ligação Lisboa-Madrid em alta velocidade e a construção da terceira ponte, são obras estruturantes para Portugal com significativo impacto económico e social.

Para o PSD de Coruche, com a decisão da construção do novo aeroporto, é crucial salvaguardar desde já as infraestruturas e acessibilidades, especialmente garantindo que o Concelho de Coruche seja priorizado nos planos de investimento rodoviário, após quase uma década de abandono. Entre as obras prioritárias para o PSD estão a construção do IC 10 e do IC 13, há décadas anunciados, mas ainda não concretizados; construção da Travessia do Vale do Sorraia para desviar o trânsito pesado do centro da Vila de Coruche; intervenção profunda na Estrada Nacional 251, especialmente entre o Monte da Barca e Mora, com a eliminação dos pontos negro e a melhoria da Estrada Nacional 119, com a construção de variantes às localidades, especialmente no Biscainho.

Além disso, é fundamental garantir a salvaguarda do impacto ambiental e implementar medidas de proteção inerentes à construção de uma infraestrutura tão importante.

O PSD de Coruche reafirma o seu compromisso em estar na linha da frente na defesa do Concelho e na luta por oportunidades que beneficiem a população local, criem emprego, melhorem o nível de vida e fixem os jovens e as famílias. Lamentando a falta de uma posição clara e afirmativa por parte dos governantes, o PSD de Coruche declara que não se esconderá e continuará na luta pela sua terra.

________________

_____________________