PS Benavente esclarece que Ana Margarida Fonseca é a nova Presidente da Junta da Barrosa

7 Dezembro 2021, 10:41 Não Por Redacção

A concelhia do Partido Socialista (PS) de Benavente, veio a público dar o seu entedimento e esclarecimento sobre a situação ocorrida com o executivo da Junta de Freguesia da Barrosa, que na última sexta-feira, sofreu alterações forçadas, depois da renúncia do até ali presidente, Nuno Gaspar e da secretária, Sónia Faria.

De acordo com o comunicado do PS, Nuno Gaspar terá renunciado ao cargo em data anterior a 3 de Dezembro, motivo esse que o levou a estar ausente da reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Benavente, que decorreu a 30 de Novembro.

A renúncia ao cargo terá ocorrido por motivos pessoas e profissionais, pelo que consideram “falsa a insinuação das divergências com a anterior Presidente de Junta, a Dra. Fátima Machacaz nas instalações da Junta de Freguesia da Barrosa em 3 de Dezembro”.

No dia 3 de Dezembro, “tomou posse como presidente de Junta de Freguesia da Barrosa, a autarca Ana Margarida Fonseca, no estrito enquadramento das normas legais que se aplicam e que se encontram previstas, para esta situação”, referem.

A Concelhia do PS de Benavente acrescenta ainda que “agradece ao Nuno Gaspar o trabalho realizado e a dedicação com que serviu o Partido Socialista e deseja à nova Presidente da Junta de Freguesia da Barrosa o maior sucesso neste novo desafio, que desempenhe as suas funções com a sabedoria, a competência, a justiça e o empenho que caracterizam os autarcas do PS.”

De modo a esclarecer algumas questões que se têm levantado, o Notícias do Sorraia contactou por e-mail a concelhia de Benavente do PS, e o seu Presidente, António Rabaça esclarece-nos que “nos termos da lei a substituição do Presidente da Junta é um ato administrativo e decorre na primeira oportunidade após a sua renúncia ou o seu impedimento”, pelo que não existe a necessidade da nomeação vir a ocorrer numa Assembleia de Freguesia.

António Rabaça confirma ainda que o actual executivo está composto apenas por duas pessoas, Ana Margarida Fonseca (Presidente) e Fátima Machacaz (Tesoureira), sendo que os lugares vagos na Assembleia de Freguesia serão votados em breve, “o preenchimento do vogal do executivo será feito por votação da Assembleia de Freguesia. Essa reunião extraordinária, calculo que seja agendada brevemente, mas não tenho conhecimento concreto”, refere-nos.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________