Protocolo entre Hospital e Misericórdia de Vila Franca de Xira liberta camas dos “internamentos sociais”

5 Julho 2024, 16:46 Não Por Redacção

A Unidade Local de Saúde de Vila Franca de Xira – Hospital de Vila Franca de Xira e a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira assinaram um protocolo de cooperação, que prevê a disponibilização de camas para os internamentos sociais da unidade hospitalar, libertando assim camas do serviço de urgências.

De acordo com a unidade saúde este é um acordo que permite encontrar uma resposta mais rápida para os doentes que continuam internados após alta clínica, os designados “internamentos sociais”, libertando camas em enfermaria, o que possibilitará a diminuição da pressão de doentes que permanecem no Serviço de Urgência a aguardar internamento em enfermaria.

“É uma longa estrada que se abre de cooperação e será muito útil pois servirá a população que as duas Instituições servem”, afirmou Carlos Andrade Costa, presidente do Conselho de Administração da ULS Estuário do Tejo. 

Armando Carvalho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, salienta a importância de “uma ligação forte à ULS Estuário do Tejo de forma a servirmos melhor os nossos utentes”. Através do Protocolo assinado a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, cede 14 camas à ULSETEJO,, camas que serão utilizadas por doentes que não precisam de cuidados hospitalares e que aguardam resposta da Rede Nacional de Cuidados Continuados. 

“Sendo doentes que não necessitam de cuidados hospitalares acabam por ter um impacto no que é a fluidez de doentes para as camas de enfermaria, pois essas camas de enfermaria estão ocupadas com estas situações. A ida destes utentes para a Misericórdia libertará essas camas de enfermaria”, explica Carlos Andrade Costa. 

Ao abrigo deste mesmo protocolo a ULSETEJO irá também realizar formações em Suporte Básico de Vida a todos os colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Vila Franca de Xira.

____________________

____________________