Protecção Civil espera cheias no rio Sorraia nas próximas 12 horas

13 Dezembro 2022, 15:33 Não Por Redacção

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) espera que nas próximas 12 horas o rio Sorraia ultrapasse as suas margens e provoque inundações nas áreas circundantes.

No Sorraia, prevê-se para as próximas 12 horas o galgamento da margem esquerda do rio Sorraia e a possível submersão das estradas de Meias, Amieira e Rebolo”, alerta a ANEPC, na sua última actualização da situação em Portugal, efectuada pelas 12 horas desta terça-feira, 13 de Dezembro.

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, à Autoridade Nacional da Proteçcão Civil é esperada para as próximas horas a ocorrência de precipitação forte e persistente na generalidade do território, sendo o período crítico entre as 13 e as 18 horas de hoje (13 de Dezembro), com acumulados até 40- 60 mm/6h, e entre as 9 e as 18 horas de amanhã, com acumulados entre 20 a 30 mm/12h, que podem ser acompanhados de trovoada e rajadas fortes de origem convectiva.

Segundo as previsões podem ainda ocorrer fenómenos de vento localmente intensos, nomeadamente vbnto de sudoeste, a soprar forte (até 50 km/h) no litoral e nas terras altas, com rajadas até 90 km/h e até 100 km/h respectivamente.

Amanhã, 14 de Dezembro, em especial no litoral da região Sul, com rajadas até 60 km/h, e nas terras altas com rajadas até 70 km/h.

No contexto actual a ANEPC alerta a população que deverá evitar saídas desnecessárias, bem como deverá tomar medidas preventivas nas habitações.

________________

_____________________

_____________________