Projeto Scholas Cidadania juntou cerca de 100 alunos para debater problemas na comunidade escolar

21 Fevereiro 2025, 15:09 Não Por André Azevedo

Cerca de uma centena de alunos dos vários agrupamentos de escolas de Santarém estiveram reunidos durante a semana no Projeto Scholas Cidadania, para debater os principais problemas que os jovens identificam no seio da comunidade escolar.

Durante a sessão de encerramento, que decorreu no Convento de São Francisco, na manhã de sexta-feira, 21 de fevereiro, os jovens apresentaram as conclusões a que chegaram, tendo identificados problemas relacionados com a xenofobia com alunos imigrantes, infraestruturas deficientes nas escolas ou a promoção de atividades desportivas.

Para combater estes problemas foram sugeridos alguns projetos, como iniciativas de integração social, workshops de cidadania, ou torneios desportivos solidários.

A sessão de encerramento contou com a presença do presidente da Câmara de Santarém, João Leite, que congratulou o envolvimento da cerca de centena de alunos que integraram o projeto, assegurando que é um bom indicador par ao futuro de Santarém que se tenham juntado numa iniciativa que visou “a partilha de experiências e conhecimento e sobretudo debater o que se pode construir de melhor para a comunidade”.

Após ouvir alguns dos problemas apresentados pelos alunos, durante a sua intervenção o autarca disponibilizou o seu número de telefone para que os alunos tenham mais proximidade e lhe possam reportar diretamente os problemas de infraestruturas que encontrem nas escolas, de forma a que “sejam resolvidos no dia seguinte”.

_________________

____________________