Projectos de inclusão de pessoas com deficiência ou doença mental podem candidatar-se a apoios de 1 Milhão de euros

17 Janeiro 2023, 14:40 Não Por Redacção

Foi hoje lançada pelo BPI e pela Fundação “la Caixa” a décima quarta edição do Prémio Capacitar que tem como finalidade apoiar projectos que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, bem como das suas famílias, com especial atenção para a autonomia, a empregabilidade e o bem-estar.

Com uma dotação de 1 milhão de euros, o Prémio Capacitar pretende ajudar quem dá respostas sociais no domínio da formação e apoio ao processo de inserção na vida laboral, promoção do auto-emprego, ajuda a terapias especializadas para tratar ou retardar avanços da incapacidade e promoção de serviços ao domicílio, acções de apoio aos cuidadores, apoio psicossocial às pessoas com deficiência e transtorno mental no seu contexto familiar e relacional e actividades de promoção da autonomia, a que se podem candidatar instituições privadas sem fins lucrativos.

As candidaturas terão que ser remetidas até 22 de Fevereiro de 2023, sendo a selecção das candidaturas vencedoras realizada através de uma avaliação criteriosa dos projectos e das linhas de acção estabelecidas, beneficiando ainda do apoio de uma equipa de cerca de 8 dezenas de avaliadores colaboradores ou reformados do BPI que, em regime de voluntariado, reúnem com todas as entidades que passam à 2ª fase de avaliação. Esta prática inovadora enriquece os processos de avaliação e de humanização do Banco.

No ano passado, o BPI e a Fundação “la Caixa” distribuíram 1.028.030 euros para a implementação de 24 projectos de entidades do terceiro sector, que estão a contribuir para melhorar a vida de mais de mais de 2.000 pessoas com deficiência. Nas treze edições já realizadas foram premiados 276 projectos no valor de 8,7 Milhões de euros, beneficiando mais de 47.000 pessoas.

____________________