Projecto “Médicos Mais Perto” resolve parte da falta de médicos em Marinhais

8 Novembro 2022, 10:22 Não Por Redacção

Em apenas dois meses e através do projecto “Médicos Mais Perto”, foi possível resolver parte do problema verificado com a falta de médicos em Marinhais, podendo assim regularizar algumas consultas de cuidados primários de saúde.

De acordo com o Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria, em nota de imprensa, desde que o projecto foi implementado, a 3 de Setembro, foram já realizadas 450 consultas, realizadas por especialistas em Medicina Geral e Familiar da Unidade de Saúde Familiar São Domingos, de Santarém, e por médicos internos da especialidade, que têm sido realizadas todos os sábados, entre as 9 e as 14 horas.

Com uma enorme carência de médicos, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Salvaterra de Magos, tem neste projecto parte da solução para o pólo de Marinhais, permitindo assim aos utentes acesso a consultas, muitas deles em atraso há vários meses.

De acordo com Hugo Sousa, Director do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, o projecto tem como objectivo “melhorar a vigilância de grupos específicos como diabéticos, grávidas e crianças”, permitindo “colmatar a falta de médicos de família no pólo de Marinhais”.

“Este projecto tem como principal objectivo a realização de consultas de vigilância nas áreas de Saúde Infantil, Saúde Materna, Planeamento Familiar e Rastreio do Cancro do Colo do Útero (RCCU), bem como junto dos utentes com hipertensão arterial e diabetes mellitus”, refere ainda.

Entre Setembro e Outubro, o projecto que tem uma duração inicial de quatro meses, mas pode vir a ser implementado novamente no próximo ano, permitiu a realização de 365 consultas de adultos, duas primeiras consultas de gravidez, 13 de seguimento e uma de revisão de parto, 64 consultas de planeamento familiar e, no âmbito da Saúde Infantil, 67 consultas.

Para a população “este é um projecto que tem sido muito bem recebido”, refere ainda o ACES.

____________________