Projecto do sector do milho apoiado pela Fundação Gulbenkian

12 Fevereiro 2022, 15:08 Não Por Redacção

O Projecto “Eficiência do Uso da Água na Fileira dos Cereais – AquaCer”, desenvolvido pela Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS), que tem grande implantação em Coruche, em parceria com a Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC), o Centro Operativo e Tecnológico do Arroz (COTARROZ), o Centro Operativo e Tecnológico de Regadio (COTR) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi um dos cinco financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do projecto Gulbenkian Água.

Este projecto, assente na capacitação e transferência de conhecimento para centenas de agricultores, em regime presencial, e para milhares, através de meios multimédia, envolve a cultura do milho, cereais praganosos e arroz e as regiões do Alentejo, Ribatejo e Vale do Mondego.

O projecto Gulbenkian Água pretende aumentar o conhecimento dos agentes do sector relativo a uma gestão mais eficiente da água, e desse modo financiou cinco projectos de demonstração de boas práticas resultantes de uma gestão eficiente da água e as suas vantagens – desde o esforço envolvido ao impacto real na adopção de boas práticas, sendo um dos seleccionados do da ANPROMIS, que terá no campo experimental António Teixeira, em Coruche, a sua implementação.

Além deste projecto foram ainda financiados os projectos, “H2OpitDemo: Demonstração de práticas de gestão para o uso eficiente da água em pomoideas e tomate indústria”, “VinAzReg”, “G.O.T.A – Gerir, Operacionalizar e Transferir. Uso eficiente da Água na vinha: beneficiar de cada gota” e “H2Oliva”.

________________

_____________________

_____________________