Foi recentemente fundada a Associação Scalabitana de Emergência, que reúne os profissionais da emergência médica do distrito de Santarém, numa associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos entre os seus associados e todas as pessoas interessadas na problemática da Emergência Médica, incluindo a vertente pré-hospitalar e colaborar na sua formação e atualização.
A associação, que é presidida pela enfermeira Alexandra Azinhaga, pretende ainda contribuir para o desenvolvimento da educação e ensino nas áreas da saúde, emergência e cidadania, promover a organização e manutenção de documentação técnica e científica sobre saúde e emergência, bem como cooperar com entidades públicas ou privadas, envolvidas na prevenção de acidentes e doenças, na emergência médica e educação para a saúde.
Uma das primeiras ações da associação tem lugar nos dias 23 e 24 de janeiro de 2026, no Auditório da Escola Superior de Saúde de Santarém.
A associação realizará o SCALABIS – Primeiro Congresso de Urgência e Emergência, em parceria com a Unidade Local de Saúde da Lezíria, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Santarém e a Escola Superior de Saúde de Santarém.
Segundo a organização, o evento pretende afirmar-se como um espaço de referência nacional para a partilha de conhecimento, inovação e boas práticas na área da emergência médica.
O congresso terá como tema central, “Do Extra ao Intra-Hospitalar: Humanização, Inovação e Desafios”, e reunirá profissionais de saúde, especialistas e entidades parceiras para debater os principais desafios e tendências da medicina de urgência e emergência.
No dia 22 de janeiro, terão lugar os cursos pré-congresso, com formação prática e especializada dirigida a profissionais do setor.
O programa e as inscrições serão divulgados brevemente.