Professores do Vale do Sorraia formaram-se para formar em nome do ambiente

24 Julho 2020, 8:27 Não Por Redacção

Professores das Escolas, Básica Duarte Lopes (Benavente), Básica 2,3 de Marinhais, Básica 2,3 Dr. Armando Lizardo (Coruche) e Secundária Professor João Fernandes Pratas (Samora Correia), receberam formação da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), integrando o projecto “Vamos Cuidar do Planeta”, que tem entre os seus objectivos, proporcionar aos jovens espaços de debate alternativos para a construção de sociedades ambientalmente responsáveis e socialmente justas, sendo que uma das actividades do projecto é a formação de professores, que é essencial para a implementação do projecto nas escolas participantes e também para a sustentabilidade do mesmo.

Entre Novembro de 2019 e Fevereiro de 2020, decorreu pela primeira vez a formação de professores do projecto “Vamos Cuidar do Planeta”, que foi participada por um total 83 professores dos 5 Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) da Lezíria e Médio Tejo, entre os quais 15 pertenciam ao CFAE EDUCATIS, em Benavente.

“Cultura democrática e consciência cívica nos jovens – Vamos cuidar do planeta!” é o nome desta formação de professores, em modalidade de oficina de formação, que pretende capacitar professores para implementar metodologias inovadoras, dinâmicas e participativas capazes de incentivar os jovens a pensar criticamente sobre a sua comunidade e a agir em conformidade com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Tem uma duração total de 50 horas, 25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo, sendo diversos os conteúdos abordados, passando pelos documentos estratégicos de Educação para a Cidadania e Educação Ambiental, o projecto “Vamos Cuidar do Planeta” com a sua metodologia e técnicas pedagógicas, a educomunicação, técnicas de argumentação e o Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Através do seu trabalho autónomo, os 15 professores da região de Benavente que participaram na formação desenvolveram o projecto “Vamos Cuidar do Planeta” nas suas escolas.
Assim, participaram no projecto quatro escolas da região do Vale do Sorraia, nomeadamente:

– Escola Básica Duarte Lopes (Agrupamento de Escolas de Benavente), cujo projecto teve o tema “O excesso de lixo na vila de Benavente”. Os alunos divulgaram o seu projecto à turma, ao Conselho de Turma, ao Conselho Pedagógico e à Câmara Municipal de Benavente numa sessão da Assembleia Municipal. Criaram parcerias para o projecto numa reunião com o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Benavente e com uma engenheira da empresa Ecolezíria. Os alunos também fizeram a criação da mascote, do convite para a Conferência, da notícia para o jornal e do Slogan do Projecto.

– Escola Básica 2,3 de Marinhais (Agrupamento Vertical de Escolas de Marinhais), em que o tema do projecto foi Excesso de Resíduos Plásticos – Substituição de sacos de plástico por sacos de pano – “Movimento pelo Talego”. O “talego” é um saco de tecido tradicionalmente usado pela população da Glória do Ribatejo, na ida às compras de mercearia. No projecto, foram desenvolvidas muitas actividades, entre as quais um workshop de comunicação e argumentação com a ASPEA, a organização de um cronograma, a selecção de um objecto representativo do projecto, a definição da estrutura da conferência escolar e a divulgação do projecto.

– Escola Básica 2,3 Dr. Armando Lizardo (Agrupamento de Escolas de Coruche), em que os alunos trabalharam a problemática da invasão de jacintos de água no Rio Sorraia através de sensibilização escolar e local.

– Escola Secundária Professor João Fernandes Pratas (Agrupamento de Escolas de Samora Correia), em que o desafio escolhido foi “O lixo no chão da escola”. As acções de mudança propostas para encarar este desafio foram a colocação de recipientes para recolha de papel e embalagens na escola e informar e sensibilizar para o papel de cada um, na acção de mudança. Para isso, os alunos desenvolveram uma série de actividades, entre as quais a divulgação do projecto através da página do Agrupamento e de cartazes e fanzines, um questionário sobre consciência cívica e hábitos pessoais em relação às questões ambientais e uma coreografia sobre a temática.


Fotografia: Direitos Reservados

____________________