População da Azervadinha farta de promessas pede arranque das obras

23 Maio 2024, 13:17 Não Por João Dinis

A população da Azervadinha, no concelho de Coruche, farta das promessas e anúncios do arranque das obras de remoção do piso empedrado, que atravessa na localidade, esteve esta quarta-feira, na reunião da Câmara Municipal de Coruche, a pedir uma data definitiva para o arranque das obras, desejadas há mais de 30 anos.

Domingos Maia, um dos elementos que tem encabeçado o movimento popular, que tem reivindicado a substituição do piso empedrado por betuminoso, nos cerca de 900 metros de atravessamento da EN251 na localidade, lamentou que as datas anunciadas pela Infraestruturas de Portugal (IP), não tenham sido cumpridas, que com isso a população continue a ser prejudicada.

“Primeiro era no primeiro trimestre do ano, depois no segundo e agora já não é… afinal quando é?”, questionou Domingos Maia, o Presidente da Câmara Municipal de Coruche, lamentando que na localidade a população comece já a desacreditar no trabalho feito pelo movimento popular.

Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, salientou que “a Câmara Municipal de Coruche não se comprometeu com datas”, e que apenas transmitiu “as informações dadas pela Infraestruturas de Portugal”.

O autarca esclareceu depois que as obras carecem agora de concurso público, o que “levará 4 a 5 meses a ficar concluído”, pelo que não acredita que as obras se iniciem “antes do final do verão”.

Nas últimas semanas a IP realizou, através de uma empresa externa, um teste sonoro, que permitirá averiguar a intensidade do ruído provocado pela passagem dos veículos, sobretudo os pesados, que deverá ratificar um teste feito há alguns anos, em que ficou demonstrado que o grau de ruído excedia em muito o suportável pelos humanos.

Francisco Oliveira, que se demonstrou solidário com a população da Azervadinha, acredita que “nunca estivemos tão preto de concretizar a obra”, dizendo compreender que “para quem espera o tempo é sempre muito e difícil de justificar”.

Saliente-se que esta intervenção anunciada pela IP está incluída num pacote de obras a realizar nas Estradas Nacionais 114 e 251 anunciadas para o concelho de Coruche.

________________

_____________________