GNR detém um homem e três mulheres por vários furtos em lojas

15 Junho 2024, 20:57 Não Por Lusa

Um homem e três mulheres, com idades entre 30 e 40 anos, foram detidos na quarta-feira no concelho de Vila Franca de Xira, por suspeitas de vários furtos em lojas, informou hoje o Comando Territorial de Lisboa da GNR.

Na sequência de “denúncias por furtos em estabelecimentos comerciais”, foi realizada “uma investigação que decorreu durante um ano”, refere a nota divulgada.

Foi possível apurar que os suspeitos “aproveitavam os períodos de maior afluência e com poucos funcionários nas superfícies comerciais para colocar bens em carrinhos de compras, posicionando-se junto à porta de entrada, onde aproveitavam o momento mais adequado e acionavam o sensor de abertura da porta de entrada, para sair com os produtos subtraídos”, adianta a GNR.

Desta forma, furtavam diversos produtos alimentares, bebidas e produtos de higiene, que “introduziam posteriormente no mercado paralelo”, obtendo um lucro significativo.

O Comando Territorial de Lisboa da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Vila Franca de Xira, refere ainda que na quarta-feira, na sequência das diligências desenvolvidas, deteve as quatro pessoas e fez “uma busca não domiciliária a um estabelecimento”, recuperando diversos produtos avaliados em milhares de euros e apreendendo uma viatura.

A força de segurança apurou também que os detidos são “suspeitos da prática de outros atos ilícitos da mesma natureza” ocorridos em Vilar Formoso (concelho de Almeida, distrito da Guarda) e no Algarve, tendo causado prejuízos que podem ascender a um valor superior a 50 mil euros.

Os detidos foram presentes a um primeiro interrogatório judicial, onde foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva a três deles. O quarto elemento será presente a interrogatório na segunda-feira.

________________

____________________