Politécnico de Portalegre aposta em escola de pós-graduação que vai custar 4,3ME

10 Janeiro 2024, 12:16 Não Por Lusa

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vai avançar com a construção de uma escola de pós-graduação, iniciativa “pioneira” no Alentejo, num investimento de 4,3 milhões de euros, indicou hoje à agência Lusa o presidente da instituição.

“O objetivo é começar a obra em fevereiro, prevendo-se a sua conclusão a tempo de iniciar o ano letivo de 2025/2026, ou seja em setembro de 2025”, revelou o presidente do IPP, Luís Loures.

A escola de pós-graduação do IPP, a construir no campus da instituição, vai desenvolver atividade nas áreas da investigação e formação, referiu.

Trata-se de um investimento integrado no Programa Impulso Adultos, financiado na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Este projeto surge no âmbito do Consórcio Meridies, projeto que o IPP lidera, em parceria com os politécnicos de Beja, Santarém, Setúbal e Universidade de Évora.

“Esta escola vai servir toda a formação pós-graduada do Alentejo e terá capacidade para acolher cerca de mil alunos. É um dos principais projetos do IPP para este ano e para 2025”, realçou Luís Loures.

O presidente do Politécnico de Portalegre explicou ainda tratar-se de um projeto “pioneiro” na região, uma vez que, no Alentejo, não existe uma entidade que congregue a formação pós-graduada.

“Nós temos formação pós-graduada espalhada pelas várias escolas, mas, na realidade, não tínhamos um centro de formação de pós-graduação, um sitio onde todas as pessoas estão a fazer pós-graduações”, afirmou.

Este projeto pretende ainda que a formação, tanto a pós-graduada como a de micro credenciais, possa ser ministrada à distância, a partir de qualquer uma das instalações dos parceiros do consórcio.

Segundo o projeto, a nova escola vai ocupar uma área de cerca de 2.000 metros quadrados no campus do politécnico de Portalegre, disponibilizando oito salas de formação, duas salas polivalentes, um auditório e uma varanda, além de espaços comuns de apoio aos utilizadores.

____________________

____________________