“Petiscos e Vinhos do Tejo” promovem gastronomia em Santarém durante um mês (com fotos)

5 Abril 2024, 20:29 Não Por André Azevedo

A quarta edição do evento “Petiscos e Vinhos do Tejo” vai promover a gastronomia em Santarém entre 5 de Abril e 5 de Maio com a participação de 27 restaurantes locais.

Nesta edição participam os seguintes espaços: A Burguesita, A Caravela, A Grelha, BlackFrog, Bom Garfo, Casa dos Torricados, Casa Lusitana, Central, Cervejaria Mística, Di Gusto, Dois Petiscos, Dom Nunes, Dom Papinhas, Eva, Flor do Ribatejo, Galinha da Vizinha (Centro, Galinha da Vizinha (Complexo Aquático), Giullieta Pizza & Gelato, Loja das Tradições, Luís dos Leitões, No Corte, O Brazão, O Torgal, Pátio da Graça, Taberna & Mercearia Sebastião, Taberna do Quinzena 1 e Tascá.

Os restaurantes/gastrobares espalhados pela zona urbana de Santarém vão disponibilizar, no próprio espaço, um petisco e um copo de vinho da região vinícola do Tejo pelo preço de 10 euros. Como forma de promover o turismo enogastronómico a Câmara de Santarém vai disponibilizar 4000 vouchers no Posto de Turismo, no valor de cinco euros que dão direito ao petisco e copo de vinho.

Para além dos vouchers há ainda o concurso “Rota do Petisco & Vinhos do Tejo” em que os primeiros 15 participantes a preencherem o passaporte com 10 carimbos dos restaurantes são premiados com três garrafas de vinho da região – tinto, rosé e branco.

A inauguração do evento, que decorreu no Jardim das Portas do Sol, em Santarém, contou com a presença do executivo municipal, do vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Pedro Beato, e de alguns dos chefs e proprietários dos restaurantes participantes, que apresentaram os petiscos que servirão e do Embaixador da Gastronomia de Santarém, o Chef Rodrigo Castelo, galardoado recentemente com uma estrela Michelin.

O presidente da Câmara, Ricardo Gonçalves referiu que a gastronomia é já “uma marca indelével do concelho de Santarém” e deixou um agradecimento a todos os que trabalharam para isso e pelo que o sector representa no turismo escalabitano.

Pedro Beato notou a importância do evento pela forma organizada como mostra um dos produtos turísticos escalabitanos e pela cooperação entre entidades e operadores.

Já Rodrigo Castelo deixou congratulações pelo trabalho que o município tem feito na continuidade da promoção da gastronomia de Santarém.

________________

_____________________

_____________________