Penálti nos descontos mantêm viva esperança do União de Santarém

19 Janeiro 2025, 17:58 Não Por Redacção

A U. Santarém manteve intactas as aspirações a participar na fase de promoção à Liga 2, ao vencer (1-0) o Lusitânia na 17.ª e penúltima jornada da Série B da Liga 3 Placard, com um penálti tardio (90’+2) convertido por Marco Grilo.

Apesar de manter o 6.º lugar, a U. Santarém encurtou de 4 para 1 ponto a distância que a separa do mágico 4.º lugar, deixando tudo em aberto para a última ronda desta primeira fase do campeonato.

A primeira parte do encontro morno no Chã das Padeiras foi maioritariamente disputada na zona intermediária. As poucas aproximações à baliza pertenceram ao U. Santarém (24’ e 39’), ambas por Bruno Figueiredo, depois de Diogo Brás ter falhado a única ocasião clara de golo (9’), atirando ao lado um “encosto” fácil, ao 2.º poste, num cruzamento rasteiro de Balau.

Quase nada se alterou após o descanso, com os insulares a conseguirem corresponder às exigências até ao lance fatídico, já nos descontos, com dois suplentes como protagonistas. O árbitro Flávio Duarte entendeu haver “braço” de Eduardo Teixeira quando este se baixou para intercetar um remate de ressaca de Juninho. Na conversão da grande penalidade, Marco Grilo não hesitou, assegurando o triunfo.

O Lusitânia, que estreara o técnico Nuno Pedro com um empate (0-0) na Covilhã, mantém os 11 pontos e continua a lutar para entregar a lanterna vermelha. Além da última jornada, em que recebe o Sporting B, falta-lhe disputar (na quarta-feira, 22) um jogo em atraso, precisamente com o Oliveira do Hospital, 9.º classificado, com 15 pontos.

FICHA DE JOGO

U. SANTARÉM 1-0 LUSITÂNIA (0-0 ao intervalo)

Liga 3 – Série B
17.ª jornada
Campo Chã das Padeiras

Árbitro: Flávio Duarte
Assistentes: Guilherme Almeida e Rodolfo Esteves
Quarto árbitro: João Mendes

U. SANTARÉM: Gustavo Galil; Pierre Sagna, Apolinário (Kauan, 76’), Alcobia, Pedro Araújo, Marco Grilo (cap), Diogo Brás (João Ricardo, 82’), Bruno Figueiredo (Rodrigo Guedes, 82’), Jaime Simões (Juninho, 76’), Diogo Balau e Ruben Araújo (Gustavo França, 70’).
Suplentes não utilizados: Hidalgo, Hammed, Ricardo Fernandes e Ukeme.
Treinador: Carlos Fernandes
Disciplina: amarelo a Apolinário (17’), Pierre Sagna (71’) e Alcobia (90’+4).

LUSITÂNIA: João Monteiro; Azi (Jefinho, 89’), Nico (Jean Calvin, 76’), André Amaral, Breno, Isabelinha, Eduardo Borges, Legatheaux (Rafa Tchê, 76’), Bavikson (cap), Dário Miranda e Celso Sidney (Eduardo Teixeira, 62’).
Suplentes não utilizados: Diogo Sá, Jefer Guncho, Leonardo Teixeira e Didier Mosquera.
Treinador: Nuno Pedro
Disciplina: amarelo a Eduardo Borges (83’) e Isabelinha (90’+4).

Golo: 1-0, Marco Grilo (90’+2).

Resultados e classificação:


FPF

____________________