“Os Hospitais são as empresas mais complexas de gerir”, considera Ana Infante, administradora do Hospital de Santarém

16 Abril 2023, 19:39 Não Por Redacção

A Presidente do Concelho de Administração do Hospital Distrital de Santarém (HDS) considera que “Os Hospitais são as empresas mais complexas de gerir”, alertando ainda que “a exigência que se coloca à gestão hospitalar do Serviço Nacional de Saúde (SNS) não é comparável à gestão de qualquer outra empresa”.

Ana Infante fez a afirmação durante a sua intervenção na cerimónia de abertura do Seminário “Desafios na Gestão Hospitalar, Saúde e Engenharia”, que decorre esta sexta-feira, 14 de abril, no CNEMA, em Santarém, e que juntou um vasto conjunto de responsáveis e profissionais da área da saúde, num evento que foi promovido pela Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET), com o apoio do HDS e da Câmara Municipal de Santarém.

Para a administradora do HDS, “a complexidade deste tipo de estrutura que lida diariamente com a vida, a morte e o sofrimento humano não é tarefa fácil. Se acrescentarmos os orçamentos deficitários, a escassez de recursos humanos e o excesso de burocracia que dificulta a tomada de decisão, depressa compreendemos que os Hospitais são as empresas mais complexas de gerir”.

Ana Infante admitiu ainda que os desafios que a gestão hospitalar enfrenta nos dias de hoje são de grande preocupação para todos. “A contratação de recursos humanos especializados (médicos, enfermeiros, técnicos) é uma dificuldade cada vez mais evidente, com fuga generalizada para o setor privado (e estrangeiro) onde os mesmos encontram melhores condições remuneratórias. Situação que desencadeia maiores dificuldades na resposta atempada do SNS e para os quais nos compete criar alternativas”, disse.

A presidente aproveitou o momento para deixar o seu agradecimento a todos os profissionais do HDS “pelo profissionalismo e dedicação no desempenho da sua atividade, por vezes em condições adversas e com prejuízos claros para a sua vida pessoal e familiar”.

Além de Ana Infante, intervieram na sessão de abertura António Lousada, vice-presidente da Ordem dos Engenheiros Técnicos, que deu as boas-vindas aos presentes e fez uma breve abordagem sobre o trabalho desenvolvido pela OET, e João Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, que reconheceu o trabalho que tem vindo a ser feito pelo HDS.

Seguiu-se uma mesa-redonda dedicada ao tema “Potencialidades e Desafios na Gestão Hospitalar”, moderada por António Proa, deputado da Assembleia da República, que contou com as intervenções de Casimiro Ramos, presidente do CA do Centro Hospitalar Médio Tejo; Hugo Sousa, diretor Executivo do ACES Lezíria; José Delgado, presidente da Secção Regional Sul da OET; Ana Infante, presidente do CA do HDS; e Pedro Bastos, administrador Cluster Descobertas na CUF.

O programa do evento, que contou com mais de 150 participantes, contemplou ainda a abordagem dos temas “A importância da Engenharia na Gestão Hospitalar e Proteção Civil”, “As novas tecnologias, a Era digital e os Recursos Financeiros”, “A Saúde, as Misericórdias e as Autarquias”.

____________________