Orçamento de Coruche aumenta 3 Milhões para montante global de 45,3 Milhões em 2025
25 Novembro 2024, 19:19O orçamento da Câmara Municipal de Coruche para 2025, aprovado esta segunda-feira, em reunião de câmara subirá de 42 Milhões, para um valor global de 45,3 Milhões, dos quais o município destinou 19 Milhões para investimento no concelho.
“Fizemos um esforço grande para acomodar um conjunto de ações estratégicas, começou por referir Francisco Oliveira (PS), Presidente da Câmara Municipal de Coruche, que acrescentou que o documento previsional reflete também a grande maioria das ações apresentadas pelas Juntas de Freguesia, Partidos Políticos e as ações resultantes da auscultação da população.
Entre as ações mais significativas anunciadas pelo autarca estão a rede viária, com diversas ruas e arruamentos em projeto para serem asfaltadas, mas também áreas estratégicas como a educação, saúde e ação social.
Entre as obras mais significativas com rúbricas orçamentais estão os Passadiços do Sorraia, Habitação, Herdade dos Concelhos e a requalificação do Edifício dos Paços do Concelho.
Para 2025 a autarquia de Coruche continuará a apoiar a Economia Local, com os vários programas e atividades ao longo do ano.
“É obvio que um orçamento da nossa dimensão não pode contemplar tudo”, salientou Francisco Oliveira, que espera que o Município consiga ser “eficiente”.
O documento agora aprovado inclui também ações a desenvolver na própria câmara municipal, como o edificado e a aquisição de novas viaturas.
Para as freguesias o Município de Coruche contempla também vários investimentos, como a requalificação do Centro Materno Infantil do Couço ou os Wc’s Públicos na mesma localidade.
“Queremos também fazer uma aposta clara na criação de condições para a prática desportiva nas freguesias”, anunciou o autarca, que além da colocação de relvados sintéticos nos Carapuções e Vila Nova da Erra, pretende apostar em outras modalidades para lá do futebol.
O valor global do Orçamento, de 45,3 Milhões de euros, foi incrementado por via das transferências de competências, via Orçamento de Estado.
Entre as despesas mais relevantes para o Município, além dos 19 Milhões previstos para investimentos, estão as despesas com pessoal, de mais de 11 Milhões de euros – mais um milhão em relação a 2024 e os diversos programas de apoio da autarquia nas áreas da educação, ação social, saúde e habitação.
Valter Jerónimo (CDU), elenco um conjunto de ações e necessidades que a força política que representa defende para o concelho de Coruche, com o objetivo de “tornar o concelho melhor”.
O vereador da CDU pretende para o concelho de Coruche uma forte aposta em áreas estruturantes como a educação, rede viária, economia e saúde.
A rede de transportes e o apoio à natalidade são fatores que este considerou estruturantes para combater o êxodo populacional verificado nos últimos anos.
“Este orçamento seria excelente, o problema é a sua execução”, lamentou.
Para Osvaldo Mendes, do PSD, 2025 deveria ser “um ano de viragem, com a inclusão de projetos estruturantes”, que no seu entender não estão refletidos no orçamento apresentado pelo PS.
Elencando a perda de população do concelho de Coruche e as necessidades em áreas estruturantes como a rede viária, economia e a educação, o eleito disse esperar “mais arrojo” em prol do concelho.
A proposta foi aprovada com os votos do PS, a abstenção dos eleitos da CDU e o voto contra do vereador do PSD.