Onda de assaltos a catalisadores em Coruche

8 Abril 2022, 18:36 Não Por João Dinis

Desde o último fim-de-semana que são diversos os carros que estão a ficar sem catalisador, fruto de roubos, perpetuados por indivíduos que depois os desmantelam para lhe retirar os metais preciosos, nomeadamente  platina, paládio e ródio, que facilmente valente entre 25 a 50 euros a grama.

De acordo com o que o NS conseguiu apurar, no fim-de-semana os roubos foram realizados na preferia da vila de Coruche, com pelo menos quatro viaturas a serem assaltadas. Os indivíduos aproveitaram a ausência de alguns proprietários das suas habitações, para se acercarem das viaturas, todas a gasolina, para lhe roubarem o equipamento, que novo pode custar cerca de 200 a 300 euros.

Além dos roubos efectuados durante o fim-de-semana houve também uma tentativa de entrada num stand de automóveis, que teria também o objectivo de furtar as viaturas, bem como outras tentativas que não terão tido sucesso. Também durante a semana há relatos de tentativas de assaltos em alguns pontos do concelho de Coruche.

Fonte oficial da Guarda Nacional Republicana (GNR) confirma ao NS ter conhecimento da situação, sendo que apenas tem “registo de uma ocorrência envolvendo o furto de um catalisador”, apelando a que quem tenha sido alvo deste tipo de acções apresente a sua denúncia, de modo a poder identificar o(s) autor(es).

De acordo com o que um lesado explicou ao NS, existe já uma viatura sobre a qual recaem fortes suspeitas de fazer transportar os meliantes durante os assaltos, facto que está a ser investigado pelas autoridades.

Recentemente a GNR deixou também alguns conselhos para que possa evitar ser assaltado, nomeadamente a evitar estacionamentos em locais isolados ou com má iluminação, anotar os dados de veículos suspeitos e estranhos na zona e ter sempre disponível os números de telefone da força Policial da área da sua residência.

________________

_____________________

_____________________