Obra da Calçadinha aguarda visto do Tribunal de Contas para arrancar

5 Agosto 2021, 9:14 Não Por Redacção

Apesar de estar adjudicada deste Abril, a obra de requalificação da Calçadinha aguarda ainda o parecer positivo do Tribunal de Contas, para que o empreiteiro possa dar início aos trabalhos.

De acordo com Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, o município respondeu já às questões formuladas pelo Tribunal de Contas, aguardando agora o parecer positivo da entidade, de modo a que o empreiteiro possa iniciar a obra e ser ressarcido dos trabalhos a realizar que ascendem a 1.769.445,36 euros, acrescidos de IVA.

O Tribunal de Contas tem obrigatoriamente que dar parecer a obras acima de 950 mil euros, facto que muitas vezes acaba por atrasar o início de muitas obras.

A empreitada da requalificação paisagística da Calçadinha, visa melhorar a ligação entre a parte histórica da Vila de Coruche à cota mais alta, actualmente feita por uma escadaria que apresenta algumas deficiências, cujos trabalhos também incluem a melhoria das acessibilidades.

A obra, com um valor de 1.769.445,36 euros, acrescidos de IVA, que conta com apoio de fundos comunitários, vai incidir na melhoria das condições da travessia da escadaria existente, estando adicionalmente contemplada a construção de um elevador com vista panorâmica sobre a zona ribeirinha, que permitirá, de forma inclusiva, ultrapassar a diferença de cotas entre as zonas baixa e alta da vila.
No âmbito da empreitada, está ainda prevista a redefinição dos lanços de escadas, a reconstrução de muros e a conservação de elementos de interesse histórico.

O projecto prevê também uma intervenção sobre a Encosta da Igreja e a Encosta da Quinta do Lago, áreas adjacentes à Calçadinha.

A obra tem um prazo de duração de 24 meses.

________________

_____________________

_____________________