Festas de Coruche com programa definido

4 Agosto 2021, 19:48 Não Por Redacção

Depois de pelo segundo ano consecutivo a pandemia da Covid-19 ter obrigado ao Irmandade Nossa Senhora do Castelo, Comissão de Festas de Coruche e Câmara Municipal de Coruche a cancelar a realização das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo – Festas de Coruche, nos moldes tradicionais, as três entidades anunciaram hoje o programa das festividades, que visam assinalar a data e marcar a devoção de cada coruchense.

Em comunicado remetido pelas três entidades estes começam por partilhar com a população e visitantes que anualmente acorriam a Coruche “o sentimento de decepção”, mas considera “necessária e prudente a tomada de decisão”, “certa de que as gentes do Concelho e os amigos das Festas de Coruche compreendem e apoiam os seus motivos.”

No que diz respeito às celebrações religiosas elas vão realizar-se de acordo com as regras impostas pela Direcção Geral de Saúde. De 6 a 14 de Agosto, na Ermida de Nossa Senhora do Castelo serão celebradas as tradicionais novenas. O tríodo decorrerá na esplanada do Castelo de 12 a 14 de Agosto.
A tradicional Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo, será um ano mais substituída pela visitação que decorrerá de 12 a 14 de Agosto nas freguesias de Coruche, sendo que no dia 15 de Agosto, dia da Procissão, o itinerário resume-se à Vila e às zonas limítrofes, concluindo-se com a cerimónia da bênção dos campos, na esplanada do Castelo, actividade também condicionada pelas regras impostas a celebrações religiosas. Oportunamente, serão publicados itinerários e horários referentes aos dias de visitação.

As festas profanas serão também este ano assinaladas de forma simbólica e com um programa repartido entre 14 e 18 de Agosto.
A 14 de Agosto serão expostas dois momentos de imagens. O primeiro retrata o Cortejo Histórico e Etnográfico nas ruas da Vila, com um percurso expositivo que soma dez quadros etnográficos alusivos às tradições das freguesias do Concelho. Os quadros recordam a grandiosidade da Festa, da componente religiosa à profana, bem como o cortejo enquanto seu ex-libris.
Na Avenida Luís de Camões, junto ao rio Sorraia, será inaugurada a exposição fotográfica intitulada, “50.º aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Coruche”, em que se assinala o cinquentenário dos Forcados Amadores de Coruche.

No dia 17 de Agosto, feriado municipal e Dia do Campino, pelas 17 horas no Parque do Sorraia, junto à Tertúlia dos Forcados, ocorrerá a inauguração de um memorial de homenagem ao Grupo de Forcados Amadores de Coruche pelo seu 50.º aniversário.

Às 18 horas, tem lugar uma corrida na Praça de Toiros, promovida pela Associação Nossa Praça e abrilhantada pela Sociedade de Instrução Coruchense, que conta com a presença dos Forcados Amadores de Coruche e dos cavaleiros António Telles, Francisco Palha e António Prates.

As comemorações do Dia do Município e do Campino culminam no espetáculo de cinema e performance “A Lezíria a Gostar dela Própria – Histórias de Vida”, com o realizador Tiago Pereira e o músico Sílvio Rosado, no pátio do Museu Municipal de Coruche.

PROGRAMA – FESTAS EM HONRA DE NOSSA DO CASTELO 2021

  • 6 a 14 de Agosto – Novenas em honra de Nossa Senhora do Castelo;
  • 12 a 15 de Agosto – Visitação da imagem de Nossa Sra. do Castelo, padroeira de Coruche, pelo Concelho;
  • 14 a 18 de Agosto – Percurso Expositivo alusivo ao Cortejo Histórico e Etnográfico na Vila de Coruche;
  • 14 de Agosto a 12 de Setembro – Exposição fotográfica “50.º aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Coruche” na Frente Ribeirinha – Av. Luís de Camões;
  • 17 de Agosto – Dia do Município e do Campino:
      . 17h – Inauguração de memorial em homenagem ao Grupo de Forcados Amadores de Coruche pelo 50.º aniversário no Parque do Sorraia, junto à Tertúlia;
      . 18h – Corrida de Toiros na Praça de Toiros de Coruche;
      . 21h30 – “A Lezíria a Gostar dela Própria – Histórias de Vida” – Lezíria Imaterial / Programação em Rede -, no Pátio do Museu Municipal de Coruche. Organização: CIMLT e Município de Coruche.

________________

_____________________

_____________________