Novo Panattoni Park em Santarém vai de vento em popa (com fotos)

18 Fevereiro 2025, 12:23 Não Por André Azevedo

O parque logístico da empresa californiana Panattoni que está a ganhar forma em Santarém vai de vento em popa e teve o momento simbólico do lançamento da primeira pedra na manhã de terça-feira, 18 de fevereiro, com o esqueleto de um dos maiores empreendimentos logísticos da região como paisagem de fundo.

A unidade logística com uma superfície de 33.000 m², e uma área de escritórios de 1.344 m² com mezzanine de 1.119,26 m², permitindo a divisão em dois módulos de 17.172 m² cada um e que conta com 48 docas de carga e descarga deve estar pronto até ao final de 2025 e entrará em funcionamento no primeiro trimestre de 2026, adiantou o presidente da Câmara de Santarém, João Leite, ao NS.

O autarca deu ainda destaque ao investimento de cerca de 25 milhões de euros que “vai criar centenas de postos de trabalho” classificando o projeto como sendo de “uma importância enorme para o concelho e para a região”.

“A existência de investimento privado é essencial para a riqueza do território” salientou João Leite ao NS, afirmando ainda que a atração de investimento privado é um projeto estratégico para o Município destacando os 411 milhões de euros que estão neste momento a decorrer no concelho.

Gustavo Cardozo, diretor da Panattoni Iberia, destacou que a escolha da localização para o segundo projeto da empresa em Portugal recaiu em Santarém pela localização privilegiada com acessos às principais vias do país que facilitam o acesso à capital Lisboa. A empresa também contou com o auxílio dos programas de apoio ao investidor da Câmara de Santarém, poupando cerca de 900 mil euros devido à isenção de taxas.

A base logística albergará a empresa multinacional Olicargo, que está em expansão para o Centro e Sul do país. Andreia Barros, representante da empresa destacou também a proximidade às grandes indústrias e a facilidade de acesso às principais vias rodoviárias e ferroviárias.

Segundo a responsável de marketing da Olicargo, a empresa quer “reforçar o posicionamento enquanto operador logístico na região e contribuir de forma ativa para o desenvolvimento positivo do território”, criando postos de trabalho e promovendo a indústria.

_________________

____________________