Nova estratégia turística de Santarém abre “portas ao futuro”

2 Março 2023, 18:07 Não Por João Dinis

O Município de Santarém apresentou na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e na presença de inúmeros empresários, autarcas e players do mercado, a nova estratégia de turismo para o concelho, tendo como máxima as “Portas Abertas para o Futuro”, como anunciou Ricardo Gonçalves, Presidente da autarquia.

Tendo como perspetiva o novo aeroporto, que o autarca acreditar vir a ser a escolha da Comissão e do Governo, a nova estratégia turística de Santarém pretende unir o turismo em torno da cidade e das suas 18 freguesias.

João Teixeira Leite, vereador com o pelouro do Turismo na Câmara Municipal de Santarém, frisou que a autarquia pretende ter “as 18 freguesias num todo”, tendo para isso criado diversas rotas e roteiros que vão ao encontro de todos os locais do concelho.

Para já foram criados novos materiais promocionais, como uma coleção de postais, apenas está lançado ainda um, onde através de um QR code é possível aceder a um vídeo da cidade.

Foi ainda apresentado um mapa e nove rotas da cidade, dando ênfase a alguns dos ex-libris da cidade, como a gastronomia, as freguesias, o azulejo, a arquitetura urbana e religiosa, a literatura os palácios, as igrejas e a rota do planalto à lezíria.

Para Ricardo Gonçalves, a presença do Município de Santarém em stand autónomo acontece desde 2018, depois de em 2017 o “plano de desenvolvimento turístico dizer claramente que Santarém tinha que estar nos grandes eventos nacionais de promoção turística para promover o seu território.”

Depois da pandemia ter perturbado a estratégia que vinha a ser seguida pelo Município de Santarém, ano em que foram registadas 91 mil dormidas, duplicando o valor atingido até a autarquia decidir a aposta que se encontra em vigor.

Paralelamente foram também apresentados alguns novos investimentos turísticos no concelho, alguns a inaugurar ainda este ano, nomeadamente, “novos alojamentos locais, com novos turismos rurais, com vários projetos”.

Para Ricardo Gonçalves o Turismo é “uma das mais valias que nós temos”, ainda que não seja dos “setores mais diferenciadores” em Santarém, mas um setor que a autarquia pretende fazer crescer e por isso aposta em certames como a BTL.

“Agora, em Portugal, nós sabemos que o turismo representa quase 10% do nosso Produto Interno Bruto e isso é fantástico”, refere o autarca, que critica o facto do Governo não apostar na criação de um Ministério do Turismo, “se vocês forem ver, há ministérios para muitos setores que não têm importância, o peso no PIB, que têm o turismo”.

“Eu sou daqueles que não percebo porque é que não há um ministro do turismo”, reafirma, acreditando que o facto do Turismo estar com um Secretário de Estado lhe retira “a importância que tem”.

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