Nersant apresentou soluções para redução de custos com a energia

25 Outubro 2021, 10:55 Não Por Redacção

“Energia – A Necessidade de Reduzir Custos com Fontes Alternativas” foi o tema escolhido pelo Núcleo NERSANT do Sorraia para a 3.ª sessão informativa realizada online, no âmbito da Feira Empresarial digital do Sorraia, que está a decorrer até 31 de Outubro, com a participação de 60 expositores e 331 produtos e serviços, de empresas dos concelhos de Coruche, Salvaterra de Magos e Benavente.

Após as boas vindas do Presidente do Núcleo NERSANT da Região do Sorraia, José Balbino, aos empresários participantes neste terceiro webinar do ciclo de sessões informativas no âmbito da Feira Empresarial do Sorraia, coube ao Presidente da Comissão Executiva da NERSANT António Campos fazer a apresentação deste tema bem atual, tendo em conta a recente escalada dos preços da energia em toda a Europa, que coloca o custo da energia como uma das maiores preocupações da atualidade para os empresários.

Nesta sessão, o Presidente da Comissão Executiva da NERSANT apresentou um conjunto de recomendações para que os empresários possam reduzir as faturas da eletricidade. Tendo em conta que a energia chega a representar 30 a 40% dos custos de muitas empresas, reduzir estas despesas pode ser decisivo para a competitividade do negócio. Por isso, impõe-se desde logo fazer uma revisão elétrica para avaliar o equilíbrio de cargas nas instalações, realizar adaptações, otimizar o uso do ar condicionado, privilegiar o uso de equipamentos com consumo de energia de classe energética A. Depois, ajuda muito saber interpretar a conta da luz da empresa, de forma a avaliar os custos e definir metas para a sua redução.

Vale a pena equacionar, se possível, a substituição dos equipamentos de maior consumo por outros mais recentes, com mais eficiência energética. “Muitas empresas podem obter grandes reduções de custos com relativamente pequenos investimentos”, afirma António Campos, apontando como exemplos a criação de melhores condições no ambiente de trabalho com o máximo aproveitamento da luz natural, o aproveitamento da ventilação natural de maneira inteligente, a instalação de mecanismos de acionamento automáticos da luz e do ar condicionado, a melhoria dos isolamentos térmicos e a rotina de manutenção preventiva dos equipamentos. A consciencialização dos colaboradores é fundamental em todo este processo. As empresas devem equacionar o investimento em energias renováveis, como os painéis fotovoltaicos e pode obter ganhos na adequação das rotinas de trabalho, pra horas em que que a energia é mais barata.

As fontes alternativas de energia com menores impactos ambientais mereceram especial atenção nesta apresentação, tendo sido analisados as vantagens e desvantagens de cada uma das fontes de energia, e algumas dicas a ter em conta na decisão sobre o investimento e exemplos práticos para a escolha do fornecedor de energia. 

________________

_____________________

_____________________