Município de Santarém apresenta programação de 10 a 16 julho do Verão In.Str
9 Julho 2024, 17:11A Câmara Municipal de Santarém revelou a programação que a iniciativa Verão In.Str vai apresentar entre 10 e 16 de julho.
Em comunicado, a autarquia revela que a iniciativa traz espetáculos a vários pontos do concelho, com circo, cinema, yoga, teatro e saltimbancos.
Destaque para a companhia espanhola La Fam Teatre, que apresenta o espetáculo itenerante “Aquiles”, na sexta-feira, 12 de julho. O evento tem início pelas 22h00, com o percurso a começar junto da Loja do Cidadão.
Documentário conta história de uma das mais importantes escolas de circo do país
Na noite de quarta-feira, 10 de julho, o Teatro Sá da Bandeira oferece uma noite de cinema, a partir das 22h00. Em parceria com o Cineclube de Santarém, é exibido o documentário ‘Os Grandes Criadores’, de Rámon de los Santos e de Elisa Bogalheiro, realizado em 2022.
Ao longo de 84 minutos, a fita acompanha a atividade da Companhia de Teatro do Chapitô, criada em 1996, em Lisboa, onde tem uma missão intencionalmente social baseada na solidariedade e equidade. Desde a sua fundação, elabora espetáculos multidisciplinares assentes no trabalho físico dos atores em constante dinâmica com o público. Para este documentário, os realizadores Elisa Bogalheiro e Ramón De Los Santos percorreram as suas salas e corredores e fizeram este filme, onde nos mostram as várias artes que ali são ensinadas e a paixão que move cada um dos intervenientes.
Circo de Fogo em Tremês
Em Tremês, na quinta-feira, 11 de julho, a partir das 21h30, o espaço da Ribacoop recebe um espetáculo de Circo de Fogo, com o grupo Human’Art. O evento faz parte do in.Circo – Festa das Artes de Circo e vai mostrar a arte dos malabarismos e de outras expressões circenses. Sendo o circo na rua um espetáculo de efeitos visuais muito atraente, a assistência vai certamente ser surpreendida pelos malabares em andas, fitas e correntes, equilíbrios, cuspidores de fogo, bolas luminosas a voarem pelo ar, e tudo o que mais se verá numa noite garantidamente diferente, ao sabor do talento e das habilidades dos jovens artistas que integram o coletivo Human’Art Circus.
Fanfarra circense anima casco velho de Santarém
O centro histórico de Santarém vai ser animado na noite de 11 de julho, a partir das 22h00, com a música da fanfarra circense, Mimo’s Dixie Band, no âmbito do in.Circo – Festa das Artes de Circo. A divertida banda de música vai circular pelo casco velho da cidade ao longo da noite, com início da Rua Arco de Manços, terminando no Largo do Seminário.
A Mimo’s Dixie Band é um grupo inovador que resulta da combinação entre o estilo musical conhecido como dixieland, com origem na América do Norte, na década de 1920; o gesto mímico; as artes circenses e a arte da pantomima. Apesar de se dedicarem a um dos estilos mais antigos do jazz, são uma banda inovadora com um forte sentido de espetáculo que espalha alegria e boa disposição onde quer se mostre.
Saltimbancos no Vale de Santarém
Para sexta-feira, 12 de julho, na Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém, a partir das 21h30, realiza-se mais uma iniciativa inserida no in.Circo -Festa das Artes de Circo. Desta vez, a noite vai ser agitada pelo ‘Saltimbambo da Charneca’, um espetáculo criado pelo artista Pedro Charneca. Trata-se de uma comédia de teatro-circo que apresenta uma viagem ao absurdo, onde o bufon vai improvisando diferentes situações, apelando à participação do público, esperando que este intervenha do primeiro ao último minuto, utilizando técnicas de palhaço e circenses. De rua em rua, de praça em praça, num coreto, num claustro ou num jardim, por onde este Saltimbanco passa a diversão e animação são uma certeza.
Um gigante vindo de Espanha vai passear por Santarém
Vinda de Espanha, a companhia La Fam Teatre, traz até Santarém o espetáculo itinerante ‘Aquiles’, na noite de sexta-feira, 12 de julho. O evento tem início pelas 22h00, com o percurso a começar junto da Loja do Cidadão. Esta companhia de teatro de rua nasceu em 2014, em Vila-Real, Castella, a partir da inquietude e de experiências de uma equipa de atores, atrizes e músicos, todos com a intenção de trabalha novos códigos e estéticas de encenação, que permitam transformar a rua num espaço de atuação convencional.
Em mais uma iniciativa do in.Circo – Festa das Artes de Circo, o clássico herói vai visitar Santarém e trazer a mitologia grega para as ruas da capital do Ribatejo. O ‘Aquiles’ que a cidade vai conhecer, é uma marioneta gigante com cinco metros e meio de altura. Segundo a estória conhecida, Aquiles, filho da deusa Tetis e do mortal Peleo, foi um dos grandes heróis da mitologia grega. Destacou-se entre todos os que lutaram na Guerra de Troia, onde o seu papel foi decisivo para a vitoria dos gregos, embora tenha depois testemunhado a queda de Troia. Apesar das suas qualidades sobre-humanas, Aquiles era mortal. A sua morte foi antevista e, ao contrário de outras figuras como Héracles, não teve um reconhecimento glorioso, apenas uma passagem para o desespero no mundo das sombras. A extraordinária força, crueldade, arrogância e beleza de Aquiles converteram-no no protegido e preferido de todos aqueles que escolheram pagar por viver una vida ilustre, perigosa e acelerada
Yoga nas Portas do Sol, Folclore no Centro Histórico
Na manhã de sábado, 13 de julho, a partir as 11h00, o Jardim Portas do Sol recebe mais uma sessão matinal dedicada à prática de Yoga, da responsabilidade da AMA – Associação Movimento Aberto e da FPY – Federação Portuguesa de Yoga.
Também a partir das 11h00, as ruas do Centro Histórico de Santarém vão ser palco do in-Tradição, desta vez com a presença do Rancho Folclórico do Verdelho. Com apoio da Fundação INATEL, o in.Tradição decorrerá sempre aos sábados de manhã, entre 29 de junho e 21 de setembro, pelo centro da cidade. Passa pelo Largo do Seminário, Rua Capelo Ivens, Rua 1.º de Dezembro, Praça Velha, Rua Serpa Pinto, terminando no Largo do Seminário.
Esta linha programática teve início em 2016, inserida no in.Santarém, visando envolver os Centros de Cultura e Desporto (CCD) da região atuantes na área da etnografia, da música tradicional e na salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Tem sido, assim, lançado o desafio aos grupos CCD Inatel de recriarem uma forma diferente de apresentação das suas atividades, permitindo-lhes também estimular a diversificação das suas apresentações.
A programação consiste, essencialmente, em animação cultural itinerante de curta duração, em vários locais do centro histórico da cidade nas manhãs de sábado, entre junho e setembro, promovendo uma interação espontânea com a comunidade. Esta iniciativa é, também, uma forma de apoiar o associativismo obtendo uma resposta direta e ativa por parte dos CCD Inatel, proporcionando-lhes diferentes espaços de atuação e divulgação do trabalho que desenvolvem.
Circo no Parque de Vale de Estacas
Ainda no mesmo sábado, 13 de julho, a partir das 18h00, o Parque de Vale de Estacas, em Santarém, vai ser o palco para a atuação do Charnoli Circus, que vem apresentar o espetáculo ‘Ama’nhã’, inserido no in.Circo -Festa das Artes de Circo.
O conceito de ‘Ama’nhã’ acompanha uma história com mais de 111 anos, através de cinco gerações de uma família de circo, que inclui pai e filho, filho e neta, mãe e filho, avó e filho. É
uma história repleta de dramas, tragédias, vitórias e muita comédia, passando pelo circo tradicional até chegar ao futurista. O espetáculo questiona como foi no passado e como é no presente e como será ‘Ama’nhã’, uma história de teatro de circo contada por dois palhaços, desde o estrelato ao fracasso, da fantasia ao real e entre dificuldades e glórias.
Circo sem limites no Jardim Portas do Sol
O programa de sábado, 13 de julho, termina com um evento noturno que terá lugar a partir das 22h00, no Jardim Portas do Sol. ‘Pudesse Eu Não ter Laços, Nem Limites’ é um espetáculo multidisciplinar, apresentado pela Companhia Palanque, no âmbito no in.Circo -Festa das Artes de Circo.
O enredo acompanha a história de dois amigos que numa praia encontraram a liberdade, o Rapaz de Bronze e a Menina do Mar. Ambos alimentam o desejo de, no mundo adulto que se lhes aproxima, não perderem aquilo que outrora encontraram, percebendo a sua relação como um país que deseja a liberdade na idade adulta da democracia.
Este é um projeto multidisciplinar, que envolve o teatro, música, dança e videomapping, resultando num espetáculo que introduz o público infanto-juvenil nas diferentes noções poéticas e políticas da liberdade, por via do acesso ao universo literário de Sophia Mello Breyner.
Documentário sobre Maria Bethânia no Teatro Sá da Bandeira
Para quarta-feira, 17 julho, pelas 22h00, o Teatro Sá da Bandeira recebe mais uma sessão de cinema, desta vez com a exibição do documentário, ‘Fevereiros’, realizado pelo brasileiro Márcio Debellian, em 2017. O filme tem como protagonista Maria Bethânia, na ligação sincrética entre dois Fevereiros: o do Recôncavo baiano, religioso, e o do carnaval carioca, entre Santo Amaro da Purificação da Bahia e o Rio de Janeiro, com o apogeu da Mangueira.