Município de Santarém apresenta 43.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia em Lisboa (com fotos)

1 Outubro 2024, 17:38 Não Por André Azevedo

A 43.ª edição do Festival Nacional da Gastronomia que vai decorrer na Casa do Campino, em Santarém de 17 a 27 de outubro, foi apresentado na manhã de terça-feira, 1 de outubro, em Lisboa.

A conferência decorreu na sede da agência de comunicação responsável pela promoção do festival, em Belém, e contou com a presença do executivo municipal e do embaixador da gastronomia escalabitana, Rodrigo Castelo.

O modelo seguido é semelhante às anteriores edições, com 12 restaurantes permanentes oriundos de várias regiões do país, que vão ocupar as Cavalariças I e IV, e com a presença de várias associações e parceiros do concelho de Santarém.

Como grandes novidades apresentadas, o presidente da Câmara, João Leite, revelou que a grande competição de gastronomia portuguesa – o Troféu Portugal e a gravação do programa MasterChef. O troféu vai trazer alguns dos melhores cozinheiros de todas as regiões do país, que durante quatro dias se vão enfrentar numa competição por eliminatórias, com cada participante a representar uma região do país. Rodrigo Castelo venceu este concurso em 2018.

Destaque ainda a criação do prémio Dr. Armando Fernandes integrado nos prémios Gastronomia de Portugal e para o espaço da Associação de Municípios Portugueses do Vinho no primeiro andar da Casa do Campino.

O chef Rodrigo Castelo deu ainda nota da reformulação do antigo espaço de petiscos que nesta edição é designado “Espaço Makro Convida”, em que o chef estrela Michelin vai convidar alguns dos chefes mais conceituados do país para cozinhar uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Este espaço vai funcionar por inscrição.

“A gastronomia é um dos pilares de valorização do nosso território”, referiu João Leite ao NS, relembrando que no plano de valorização turística apresentado pela Câmara Municipal um dos nove pilares de intervenção definidos é a gastronomia.

A gastronomia é uma das principais atrações turísticas da cidade de Santarém e o autarca diz que é um trabalho feito ao longo do ano com os vários restaurantes que “colocam na sua mesa bons pratos que fazem com que Santarém seja procurada como um destino turístico gastronómico de excelência”, vinca o autarca.

Eventos como o Festival Nacional da Gastronomia, os Prémios Nacionais da Gastronomia, ou o evento Chefs On Fire, são essenciais para o posicionamento de Santarém e para o estatuto de capital nacional da gastronomia.

“Este é o posicionamento de Santarém, estar no meio dos maiores e dos melhores e a gastronomia é uma âncora importante para afirmação desses objetivos e dessa estratégia”, garante João Leite.

Próxima edição do festival vai dar passo para internacionalização

José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo deixou o desafio ao Município de Santarém de internacionalizar o Festival Nacional da Gastronomia, durante a intervenção na apresentação da edição de 2024.

Em declarações aos jornalistas, João Leite diz que aceita o desafio e que o Festival está preparado para o fazer. O autarca referiu que não é propriamente uma novidade, uma vez que em edições anteriores foram lançados convites a municípios de outros países para se apresentarem no festival.

“Vamos trabalhar para que a próxima edição possa dar esse passo porque dá uma dimensão acrescida ao próprio evento”, vincou o autarca

____________________