Octávio de Oliveira, presidente do Instituto da Segurança Social nos últimos dezoito meses, faleceu esta terça-feira, 18 de novembro, aos 65 anos. Natural do Tramagal, no concelho de Abrantes, residia em Torres Novas.
Com uma carreira dedicada ao setor público, começou como técnico superior no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) em 1987, tendo assumido ao longo dos anos diversas funções de direção em organismos ligados ao emprego e formação. Presidiu ao conselho diretivo do IEFP entre 2011 e 2013, representando Portugal em organismos internacionais, como a OCDE e estruturas de emprego da União Europeia.
Para além do percurso na administração pública, Octávio Oliveira desempenhou funções como Secretário de Estado do Emprego entre 2013 e 2015. Foi ainda diretor de centros de formação profissional em diferentes áreas industriais, nomeadamente cerâmica, eletrónica, energia e telecomunicações. No percurso académico, foi docente no Instituto Universitário da Beira Interior e na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Santarém, após ter concluído a licenciatura em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa.
A Distrital de Santarém do PSD manifestou profundo pesar pelo falecimento de Octávio Félix de Oliveira, destacando-o como uma figura de grande integridade, dedicação e exemplo no serviço público.
“Atualmente Presidente do Instituto da Segurança Social, desempenhou funções fundamentais para a proteção e o bem-estar dos cidadãos, sempre com uma postura humana, responsável e exemplar. Antes disso, distinguiu-se enquanto Secretário de Estado, marcando de forma indelével cada etapa do seu percurso governativo”, relembra a Distrital social democrata.
No plano político-partidário, o seu percurso no PSD e na JSD do distrito de Santarém ficará registado como exemplo de missão e serviço, pautando-se pela lealdade, coragem e generosidade. O partido enaltece ainda a capacidade de Octávio de Oliveira de manter-se sempre próximo das pessoas, em todos os momentos, e sublinha que “a melhor homenagem que podemos prestar ao Octávio é continuarmos a trabalhar com a mesma dedicação e sentido de Estado que sempre o caracterizaram”. À família, amigos e todos os que com ele trabalharam, a Distrital expressa gratidão, respeito e sentida solidariedade






