Mora teve esta quarta-feira a quarta temperatura mais alta do país

13 Julho 2022, 21:09 Não Por Redacção

Mora, com 45,4 graus, registou a quarta temperatura mais alta do país, num primeiro balanço efectuado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA a temperatura mais elevada foi registada em Lousã, com 46,3 graus, seguida de Santarém, com 46,2 graus, e dos 45,6 graus da Amareleja, no Alentejo.

Registo ainda para as temperaturas de 45,2 graus em Alvega (Abrantes) e 45,1 graus em Reguengos de Monsaraz.

Segundo o IPMA mais de 50 estações meteorológicas registaram temperaturas superiores a 40 graus

Segundo o IPMA, nos últimos dias foram observadas temperaturas superiores a 40°C em grande parte do território, situação que se irá repetir no dia 14, com excepção de alguns locais do litoral, mantendo-se as temperaturas elevadas até dia 17 nas regiões do interior, com uma diminuição de temperatura no litoral já a partir do dia 15.

Mantém-se a persistência da ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima acima de 20°C) na generalidade do território até à noite de 14 para 15, continuando nas noites seguintes no interior e no Algarve.

Tendo em conta a previsão meteorológica, fundamentalmente em relação à temperatura máxima, o IPMA emitiu avisos vermelhos de tempo quente para todos os distritos, excepto Faro, o mais elevado na escala de avisos, que serão desagravados gradualmente, em especial no litoral.

A intensidade do vento será fraca a moderada e predominando do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante a tarde.

Devido a estas condições meteorológicas e à previsão de valores baixos de humidade relativa do ar, temporariamente inferiores a 20% em vastas áreas do interior, o Perigo de Incêndio Rural apresentará as classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior Norte e Centro e no interior do Algarve até ao final desta semana.

________________

_____________________

_____________________