Mora quer criar Unidade de Saúde Familiar para fixar médicos

3 Dezembro 2022, 10:17 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Mora, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Alentejo e o  Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central pretendem no próximo ano criar uma Unidade de Saúde Familiar (USF) no Cento de Saúde de Mora, com o objectivo de ali fixar, pelo menos, três médicos.

A revelação foi feita pela Presidente da Câmara Municipal de Mora, Paula Chuço, que anunciou essa pretensão para o próximo ano, estando o município já a trabalhar para encontrar clínicos disponíveis para iniciar o projecto da USF no concelho, o que iria certamente permitir que todos os utentes do concelho passassem a ter médico de família atribuído.

A criação da USF permitiria que os médicos pudessem, não só iniciar um projecto clínico, como auferissem de melhores condições salariais.

Saliente-se que neste momento a UCSP de Mora debate-se com uma grande falta de médicos, sendo alguns serviços assegurados por médicos aposentados e o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) tem funcionado de modo “intermitente” uma vez que nem sempre é possível assegurar médico para garantir o funcionamento do serviço 24 horas por dia.

________________

_____________________

_____________________