Ministro da Educação inaugura escola em Vialonga e “leva” 12 milhões para requalificar Secundária (com Fotos)

13 Setembro 2023, 12:50 Não Por João Dinis

“É desta!”, foi assim que o Ministro da Educação, João Costa, anunciou a autarcas e comunidade escolar de Vila Franca de Xira, que as obras de remodelação e ampliação da Escola Básica e Secundária de Vialonga, orçadas em cerca de 12 Milhões de euros, vão avançar, num espaço de tempo tão breve quanto os procedimentos administrativos necessários para desbloquear as verbas do PRR.

Reconhecendo que a escola necessita de uma intervenção urgente, e por isso é uma das 34 prioritárias em todo o país, João Costa, após visita a alguns espaços escolares, anunciou, perante a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira e da Diretora do Agrupamento de Escolas de Vialonga, Madalena Cordeiro, que as obras estão contempladas pelo programa do Governo, tendo sido mesmo a autarquia vila-franquense a primeira a apresentar o projeto definitivo para a execução da intervenção.

“O Município de Vila Franca de Xira adiantou-se, foi avançando com o projeto e assim tem esta possibilidade que outros ainda não têm”, salientou o Ministro em declarações aos jornalistas, reconhecendo que aquelas que não têm ainda projeto aprovado e apresentado por parte das autarquias vão ficar com a sua execução mais atrasada.

A Secretária de Estado, Isabel Ferreira, deixou também boas notícias para a execução da obra, sem no entanto conseguir avançar com uma data para a abertura do aviso, garantiu no entanto que existe disponibilidade de 450 Milhões de euros para requalificar as 34 escolas reconhecidas como prioritárias, num total de 1700 Milhões de euros que o Governo alocou à requalificação e construção de espaços escolares em Portugal.

Isabel Ferreira deixou ainda uma palavra à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, pelos 99.7% de execução dos fundos do PT2020, uma das mais altas do país e que levam o Governo a não ter dúvidas em apoiar os projetos apresentados pela autarquia.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, tem expectativa que possa incluir estes 12 Milhões de euros no Orçamento de 2024, mas se não for possível, “apresentaremos uma revisão orçamental em 2024 para incluir esta verba e podermos avançar com a obra”.

Fernando Paulo Ferreira espera conseguir fazer arrancar a obra ainda em 2024, tendo em conta o cumprimento de todos os procedimentos administrativos necessários.
Por definir está ainda o modelo em que a Escola irá funcionar, sendo que o autarca prevê que a obra seja realizada de forma faseada, de modo a que obras e aulas consigam coabitar no mesmo espaço.

Para Madalena Cordeiro, Diretora do Agrupamento de Escolas de Vialonga, estas obras têm sido “um sonho adiado”, numa escola que não consegue dar as melhores condições aos alunos, mas que ainda assim realiza um trabalho meritório, numa zona bastante problemática.
“As condições são de facto muito más”, lamentou, dando como exemplo a falta de salas de aulas, a chuva que entra nos edifícios, o frio e a existência de amianto nas coberturas.

A requalificação da Escola Básica e Secundária de Vialonga inclui a construção de 61 salas de aula, 1 campo coberto com balneários e instalações de apoio, salas de apoio para docentes, não docentes e alunos, auditório, biblioteca, arquivo e refeitório, numa área total de 8.089 metros quadrados.

A anteceder este anúncio, decorreu a cerimónia de inauguração da requalificação e ampliação da Escola Básica do Cabo de Vialonga.

Com um investimento municipal de cerca de 2.4 milhões de euros, a intervenção realizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira teve como principal objetivo melhorar as condições de ensino/aprendizagem no recinto escolar existente, aumentando a capacidade em cerca de 90 alunos do 1º ciclo e adicionando mais 50 alunos do pré-escolar.

O novo edifício da Escola Básica do Cabo de Vialonga é composto por dois pisos ficando equipado com Biblioteca/Centro de Recursos, três Salas de Atividades Extracurriculares, Sala de Docentes, Sala Polivalente, Refeitório e Copa, Sala do Pessoal não Docente, Gabinete Médico/Enfermaria e Lavandaria, para além de outras estruturas de apoio ao normal funcionamento da Escola.

Relativamente ao espaço exterior foi efetuada a alteração da entrada principal, localizada na rua 1º de Maio, para uma nova entrada com acesso a partir da rua Tito Morais.  A restante área exterior foi objeto de alterações, nomeadamente a criação de um recreio/parque infantil para o pré-escolar e campo de jogos.

________________

_____________________

_____________________