Militar da GNR salva homem em paragem cardiorrespiratória

20 Abril 2024, 18:11 Não Por João Dinis

Um militar da GNR, que anteriormente havia serviço durante alguns anos nas Forças Armadas, salvou esta sexta-feira um homem em paragem cardiorrespiratória, realizando manobras de reanimação que permitiram que o homem de 75 anos se mantivesse vivo.

Tudo aconteceu esta sexta-feira, 19 de abril, na Avenida Paulo VI em Rio Maior, quando o homem que ali circulava com a sua esposa e filho caiu inanimado no chão.

A patrulha da GNR foi a primeira, composta pelos militares Rui Silva e Daniela Fernandes, foi a primeira entidade a chegar ao local, tendo Rui Silva, natural de uma freguesia de Arouca, mas a prestar serviço no Posto Territorial de Rio Maior, feito valer a sua experiência adquirida anteriormente, tendo iniciado manobras de reanimação ao homem, residente na Benedita, que permitiram que este recuperasse os sentidos.

À chegada das equipas dos Bombeiros e INEM o homem foi estabilizado e transportado ao Hospital Distrital de Santarém.

Ao Comércio e Notícias, o filho da vítima agradeceu o trabalho realizado pelos militares, que descreve como “dois anjos” que apareceram quando este tinha “o pai a falecer nos braços”.

“A experiência do militar Rui Silva com as manobras de reanimação permitiu que ele conseguisse sobrevir”, refere o filho da vítima da doença súbita, que salienta ainda a humildade dos militares, “quando eu e a minha mãe lhes agradecemos, responderam humildemente que este era o trabalho deles”.

________________

_____________________

_____________________