Mesa de voto da Valada fechada a cadeado forçou intervenção da GNR

10 Março 2024, 16:59 Não Por Lusa

A mesa de voto de Valada do Ribatejo, concelho do Cartaxo, a funcionar na Junta de Freugesia de Valada, apareceu este domingo, 10 de março, fechada a cadeado, obrigando à intervenção da GNR para que os órgãos constituintes da mesa a pudessem abrir aos eleitores às Eleições Legislativas que hoje decorre.

Pelas 11:30 horas, o porta-voz da CNE, Fernando Anastácio, referiu à Agência Lusa que “não tem reporte de qualquer situação anómala”, estando o procedimento eleitoral a decorrer “com toda a normalidade, com questões e dúvidas que se vão colocando ao longo do dia, mas nada de transcendente, umas reclamações ou outras de alguns cidadãos” que estão a ser analisadas e tratadas.

Antes da abertura das mesas de voto, a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou duas situações com cadeados a impedir o acesso aos locais de voto, na freguesia de Fontoura, município de Valença, distrito de Viana do Castelo, e na freguesia de Valada, concelho do Cartaxo, distrito de Santarém.

Ambas as situações foram resolvidas pelas 07:20, segundo a GNR, referindo que não teve impacto no procedimento eleitoral.

O porta-voz da CNE indicou à Lusa que não tinha informação dessas situações, afirmando que, se não impediram a abertura das mesas de voto, as mesmas seguirão “a tramitação normal, através do expediente que a GNR fará”.

As mesas de voto abriram hoje às 08:00 em Portugal continental e na Madeira, encerrando às 19:00, enquanto nos Açores abrem e fecham uma hora mais tarde em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.

________________

_____________________

_____________________