Mercadona apoia funcionários afetados pela DANA em Valência com 40 Milhões de euros

13 Novembro 2024, 10:27 Não Por Redacção

A Mercadona, empresa de supermercados com origem em Valência, com forte implementação em Portugal, destinou um total de 40 Milhões de euros para ajudar todos os seus colaboradores afetados pela DANA, em Valência, “para que não tenham de começar a reconstruir as suas vidas do zero”, anunciou hoje a empresa.

As ajudas terão um valor fixo, e visam apoiar quem perdeu casa ou veículos.
Para quem perdeu totalmente a casa, a Mercadona doará 50 mil euros, 25 mil com perda parcial e 5 mil euros para quem perdeu apenas “pequenos pertences”.

Quem perdeu o carro será apoiado com 15 mil euros, para uma mota será doado 5 mil euros e 500 euros a quem perdeu trotinetes ou bicicletas.

“No que respeita à sua equipa a empresa ativou 1.000 voluntários, colaboradores de outros departamentos da empresa, para ajudarem nas tarefas de manutenção e limpeza das lojas, com o objetivo de poder abrir o mais rapidamente possível e prestar um serviço aos vizinhos dos seus supermercados”, salientam.

Desde o início da catástrofe, a empresa tem vindo a implementar medidas centradas principalmente na doação de bens de primeira necessidade a entidades sociais para as pessoas afetadas (alimentos, equipamentos, materiais, etc.), doando mais de 300 toneladas entregues em coordenação com os seus fornecedores; no acompanhamento dos seus colaboradores afetados; e na colaboração com as autoridades através da contribuição de diferentes recursos. Esta atuação tem como base uma premissa: “Fazer tudo o que for necessário e até quando for necessário, porque agora é tempo de proximidade”, como afirma Laura Cruz, diretora de Ação Social da empresa e coordenadora da equipa especializada em doações, responsável pela gestão de todas as ações de colaboração nas regiões afetadas.

Em colaboração com os seus fornecedores, tem vindo a abastecer o programa “Cozinha Solidária”, de Ricard Camarena, com produtos frescos e alimentos enlatados, onde se tem estado a preparar 10.000 refeições quentes por dia nas instalações do fornecedor Frescos Delisano e 4.500 refeições por dia no seu restaurante.

A empresa colocou à disposição duas lojas a partir das quais foram canalizadas as doações, a compra e entrega de 1.200 paletes de água e a entrega de produtos alimentares básicos para ajudar as pessoas necessitadas em diferentes pontos instalados na província de Valência.

Em termos de colaboração com as autoridades, entre as últimas ações realizadas, “a empresa colocou à disposição da Conselleria de Servicios Sociales assessoria e apoio logístico, bem como um armazém de 7.000 m2 em Picassent (Valência) para canalizar as doações”, bem como cedeu o espaço de L’Alquería del Basket (escola de basquetebol do clube Valencia Basket) às unidades do exército que estiveram destacadas na zona como base de operações e de ceder veículos de transporte para a distribuição das ajudas.

____________________