Mega rede de tráfico de droga no Alentejo desmantelada pela GNR

26 Janeiro 2022, 12:47 Não Por Redacção

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou esta quarta-feira o desmantelamento de uma rede de tráfico de droga que operava em todo o Alentejo, depois de uma operação realizada esta madrugada.

A acção, coordenada pelo do Núcleo de Investigação Criminal (NIC)  de Évora, envolveu 64 militares de diversas valências da GNR, e incidiu nos de Beja, Mértola, Portel e Viana do Alentejo, terminando com a detenção de deteve 21 pessoas,  com idades compreendidas entre os 19 e os 35 anos.

A investigação decorrida desde Dezembro de 2019, e permitiu aos militares apurar que os suspeitos actuavam de forma organizada e hierarquizada, vendendo o produto estupefaciente a outros indivíduos que se dedicavam também ao tráfico, bem como a consumidores,  provocando alarmismo e sentimento de insegurança perante a população.   

De acordo com a GNR no seguimento das diligências de investigação,  foi dado cumprimento a 35  mandados de busca, 16 domiciliárias,  uma em estabelecimento e 18 em veículos, que culminou com a detenção dos 18 suspeitos e o desmantelamento de uma rede de tráfico de estupefacientes organizada,  que operava em várias localidades do concelho de Beja, Évora e Lisboa. Para além dos 18 suspeitos da rede, foram também detidos em flagrante três homens por tráfico de estupefacientes, que se encontravam associados a esta investigação.


Além dos detidos, a GNR anunciou também a apreensão de 92 000 doses de haxixe  (aproximadamente 46 quilos), um colete balístico, nove viaturas, uma botija de gás de óxido nitroso e duas armas de fogo.

Os detidos,  seis dos quais com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, serão presentes esta quinta-feira, 27 de Janeiro,  ao Tribunal Judicial de Évora para aplicação das medidas de coação.


Fotografias: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________