Máscaras recicladas valem prémios

8 Fevereiro 2023, 11:38 Não Por Redacção

Numa iniciativa da Sociedade Ponto Verde (SPV) estão a decorrer até 27 de Fevereiro, o prazo para apresentação de máscaras e fatos de Carnaval, feitos a partir dos diferentes materiais de embalagens recicláveis, num concurso dedicado aos alunos dos três primeiros ciclos.

A concurso encontram-se as categorias “A Melhor Máscara”, onde estão incluídas a conceção de roupas, adereços e máscaras faciais, e “A Melhor Festa ou Desfile de Carnaval”, onde os alunos podem criar o seu próprio evento, subordinado a uma só regra: o tema tem de estar relacionado com a “Sustentabilidade Ambiental”.

Segundo a SPV, para a seleção dos vencedores serão considerados quatro critérios de avaliação: a utilização de materiais reciclados ou reutilizados; a identificação do tema abordado (como por exemplo, as alterações climáticas ou a preservação dos oceanos e das florestas); a criatividade e o cumprimento do regulamento – que se encontra disponível no site da Academia Ponto Verde.

Os artistas mais criativos serão ainda premiados. As escolas selecionadas recebem prémios monetários que variam entre os 100 e os 200 euros, e os alunos ganham vales de oferta em livraria. No total, serão distinguidas seis máscaras e seis festas/desfiles.

Sobre esta iniciativa, a CEO da SPV, Ana Trigo Morais, destaca que “todas as épocas são boas para a sensibilização ambiental. O Carnaval não é exceção devido às suas características e ao aumento do consumo. Queremos lembrar a importância da adoção de boas práticas de reutilização e reciclagem, em qualquer ocasião, e esta é uma ótima oportunidade para atuar junto das escolas e dos alunos, de uma forma didática e divertida. Ao propor um olhar criativo sobre as embalagens e ao desafiar a que explorem as potencialidades da sua reutilização, estamos também a mobilizar todos os envolvidos para a participação ativa na reciclagem“.

________________

_____________________

_____________________